domingo, 15 de março de 2009

Intervenção do eleito da CDU Acácio Pimenta na Assembleia Municipal de Ponte de Lima sobre trânsito, Saúde Pública e rio Lima (12 Set 08)

Trânsito – Requalificação do estacionamento na Vila:

Tal como na Sessão ordinária de 30 de Junho de 2007 na discussão da alínea c) da ordem do dia (alteração de trânsito) a CDU traz novamente a esta Assembleia Municipal a questão do estacionamento na Rua Inácio Perestrelo, Largo de Camões, Largo da Feira e Passeio 25 de Abril.

Mais uma vez sugerimos ao Sr. Vereador do respectivo Pelouro para apresentar uma proposta de proibição de estacionamento nesses locais e assim dar oportunidade a que todas as forças políticas com assento nesta Assembleia debatam e se pronunciem sobre esta problemática.
Já por diversas vezes o estacionamento foi proibido nestas artérias com o agrado de muitos Limianos pelo facto de acharem que em termos de paisagem a Vila fica mais enriquecida e o transtorno desta aplicação não se fez sentir na vida quotidiana das nossas gentes.

Saúde pública:

Mais um Verão se passou e mais uma vez Ponte de Lima foi visitada por muitas pessoas, mas, de ano para ano continua por solucionar o problema das instalações sanitárias. A CDU entende que é já tempo de encarar esta questão como uma lacuna nas infra-estruturas existentes na Vila, necessitando uma resposta urgente da parte do Município, afim de evitar o descontentamento de muitos visitantes e munícipes e também para acabar com os sanitários a céu aberto em várias zonas da Vila. Com isto evita-se a falta de civismo de quem tal acto pratica e ao mesmo tempo protege-se a saúde pública.

As Feiras Novas estão á porta. Por isso, é necessário que atempadamente o Município dê resposta á necessidade de implantação de sanitários, em locais devidamente estudados, para que não tenhamos todos os anos, nas Assembleias Municipais que precedem as Feiras Novas, lamentar a falta grave dos mesmos.

Requalificação e embelezamento da margem esquerda do Rio Lima:

Para além da CDU, outras vozes se levantaram sobre o estado degradado do espaço onde antes reluzia o nosso areal (que já não existe). Ao longo dos tempos a relação entre a Vila e o Rio vem-se deteriorando ao ponto de nos dias de hoje o distanciamento ser de tal forma que se pode dizer mesmo que o divórcio está consumado.

A CDU entende que é mais que tempo, o Rio e o seu areal sejam devolvidos á Vila, por isso, sugerimos ao Município que V.Ex.ª preside para apresentar uma proposta de projecto, para discussão pública, sobre o arranjo da zona ribeirinha (margem esquerda) desde a Ponte da Sr.ª da Guia até á Expolima.

12 de Setembro de 2008