domingo, 15 de março de 2009

Intervenções do eleito da CDU sobre a Urgência do Hospital Conde de Bertiandos, Adega Cooperativa de Ponte de Lima e Fontanários (20 Dez 07)

No dia 11 de Novembro de 2007 a CDU questionou, por requerimento enviado ao Sr. Presidente da Câmara Municipal sobre a situação da manutenção e funcionamento dos Serviços de Urgência do Hospital Conde de Bertiandos e também em relação às obras de melhoramento das instalações dos Serviços de Urgência para saber se estavam programadas, qual a data do seu inicio e tempo de duração das mesmas, tendo a Câmara Municipal remetido este requerimento ao Centro Hospitalar do Alto Minho para este prestar a informação pedida.

No dia 27 de Novembro de 2007 o CHAM respondeu às questões colocadas com o seguinte: “ Por determinação do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Norte, o Serviço de Urgência básica ficará instalado no Hospital Conde de Bertiandos, que, no contexto da rede articulada de Serviços de Urgência, integra o 1º. Nível de acolhimento a situações de urgência. O Serviço de Urgência básica constitui o nível de cariz médico, não cirúrgico, que permite o atendimento das situações urgentes com maior proximidade das populações, nomeadamente com recursos humanos e meios complementares de diagnóstico adequados, que permitam, com maior proximidade, a resolução das situações urgentes de menor gravidade dos utentes do Serviço Nacional de Saúde.
Em relação às obras de melhoramento das respectivas instalações, informa-se que está a ser elaborado o respectivo projecto, prevendo-se que o seu financiamento seja suportado pelo PIDDAC. Pretende-se que o início das obras seja o mais rápido possível, não sendo possível determinar quando, uma vez que há procedimentos legais que é preciso cumprir”.

Passado um ano verificamos que as obras da urgência estão votadas ao esquecimento qual a razão para tanto atraso? Será que estão á espera dos procedimentos legais que é preciso cumprir? Ou á espera que o seu financiamento seja suportado pelo PIDDAC? Se bem nos lembramos foi afirmado nesta Assembleia Municipal pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal que o dinheiro para as obras não era problema. Será que esta intenção do Sr. Presidente era, só, meramente uma promessa populista para ficar bem visto aos olhos da população limiana quando se discutia calorosamente a manutenção dos Serviços de Urgência em Ponte de Lima?

Posto isto achamos que é tempo do Sr. Presidente cumprir a promessa do adiantamento do dinheiro para as obras, se for caso disso, para que a população limiana usufrua de um bem a que tem pleno direito.

ADEGA COOPERATIVA DE PONTE DE LIMA
A Adega Cooperativa de Ponte de Lima defronta-se novamente com uma grande instabilidade directiva, provocada pela demissão da sua Presidente, de quem os Associados depositavam a maior esperança para a resolução dos graves problemas existentes no seio da instituição.

A CDU manifesta o desejo que rapidamente seja encontrada no seio da instituição uma solução que vá ao encontro do desejo de todos os Cooperantes para o bem da vinicultura e do desenvolvimento económico do Concelho.

FONTANÁRIOS
A água é um bem precioso pertencente a todos. A Vila de Ponte de Lima era famosa pelas suas fontes e fontanários de onde jorrava água que abastecia a população residente e matava a sede a todos os visitantes.

Nos tempos que passam é de uma tristeza gritante olhar para as fontes e os fontanários e verificar que uns jorram água imprópria para consumo outros estão completamente secos. Que é feito das nascentes de água pura que alimentavam as fontes de S.João, Fonte da Vila, Fonte da Lapa, Fonte do Pinheiro, Fontanário do Largo Dr. António Magalhães e da Fonte dos Terceiros? Que causas houve para que tal situação acontecesse? Daqui apelamos á Câmara Municipal que faça um esforço para, se possível, as bicas voltem a jorrar água pura e limpa, a população de Ponte de Lima agradece, o ambiente e a humanidade ficar-lhe-ão reconhecidos.

20 de Dezembro de 2007