terça-feira, 31 de janeiro de 2017

É deplorável a insuficiência de instalações/balneários para os trabalhadores da recolha do lixo e da limpeza urbana

No Município de Ponte de Lima é deplorável a insuficiência de instalações/balneários para os trabalhadores da recolha do lixo e da limpeza urbana

A CDU – Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV esteve recentemente nas instalações/estaleiros de recolha de lixo e de limpeza e higiene urbana, tendo deparado com uma situação caótica que não dignifica o exercício da função dos trabalhadores destes sectores fundamentais para a defesa da saúde pública das populações e para a qualidade do meio-ambiente.

É deplorável a insuficiência de instalações/balneários que chegam ao ponto de não terem condições para que os trabalhadores municipais no final da sua árdua e ingrata tarefa possam tomar banho com água quente, o que põem em causa a integridade e saúde dos trabalhadores e a imagem e a dignidade dos serviços prestados pelo próprio Município.

O PCP considera inadmissível a situação que se vive hoje na Câmara Municipal de Ponte de Lima em matéria de Recursos Humanos e de Serviços de Higiene e Limpeza. A estrutura local do PCP há muito que considera um caos a recolha de resíduos sólidos por todo o Concelho que constitui um dos elementos reveladores da inexistência de uma política ambiental integrada do município CDS/PP.

Reiteradamente afirmamos sempre e quando o for necessário, em Ponte de Lima é um imperativo a defesa do ambiente, ela é indissociável de uma política municipal integrada, nas suas diferentes esferas de actuação: o saneamento básico; o abastecimento de água; a recolha dos resíduos sólidos; os espaços verdes; linhas de água; ruído e poluição.

A eleita municipal da CDU anuncia desde já que estas questões irão ser alvo da apresentação de uma iniciativa na próxima reunião da assembleia municipal a realizar no mês de fevereiro para que o Executivo Camarário proceda ao melhoramento das instalações, de forma que os trabalhadores exerçam as suas funções condignamente.

Ponte de Lima 31 de Janeiro de 2017
O Secretariado da Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP