domingo, 15 de março de 2009

Intervenções do eleito da CDU Acácio Pimenta na Assembleia Municipal sobre Centros Cívicos e Centro Histórico e Comercio Local (21 Jun 08)

O abandono dos centros cívicos de S. Martinho da Gândara e de S. Julião de Freixo

Há poucos dias a CDU realizou uma visita aos Centros cívicos destas freguesias, constatando com grande tristeza que estes dois locais apresentavam um aspecto pouco convidativo ao convívio das pessoas destas freguesias e das freguesias vizinhas devido ao abandono urbanístico em que se encontram, apresentando um aspecto desumanizado. Sendo estes locais, como acima referimos, o principal sitio onde as pessoas se encontram para conviver e tratar de assuntos vários, não compreendemos como é que em pleno século XXI, num Concelho dos Festivais Internacionais dos Jardins que já ultrapassou as fronteiras da Europa, ainda se depare com situações tão aberrantes como a que relatamos que em nada dignificam o Concelho dos Jardins. Das duas uma ou este Município só está virado para o embelezamento da sede do Concelho ou os Srs. Presidentes de Junta de Freguesia não apresentam projectos credíveis e exequíveis para o embelezamento das suas freguesias. O que a CDU pensa é que as Juntas de Freguesia não têm verbas para as obras necessárias e por isso mais uma vez reafirmamos a necessidade de transferir para as freguesias 20% do Orçamento do Município. Se o Município tomar esta decisão é convicção da CDU que com esta percentagem distribuída às freguesias, os Sr. Presidentes de Junta saberiam gerir muito melhor que a própria Câmara e acabaria a política do chapéu na mão e as amizades na distribuição das benesses deste Município. Já agora quanto a S. Martinho da Gândara venho lembrar a V.Ex.ª. Sr. Presidente que foi muito lesto a inaugurar o espaço para a Feira antes das eleições de 2005 que se esqueceu até hoje das instalações sanitárias que o local justifica.

No prosseguimento da nossa visita passamos pela Estancia de S.Maria Madalena e por o Bairro Social da Poça Grande em Arcozelo.
Quanto á Madalena já em Sessões anteriores desta Assembleia abordamos o estado lastimoso em que se encontra este local paradisíaco do nosso Concelho, mais uma vez vimos alertar o Município sobre a necessidade de reabilitar este local quanto ao seu embelezamento, tornando-o num pólo turístico de excelência e de interesse para todos os munícipes.
Em Dezembro 2007 em troca de opiniões com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fornelos, este manifestou a preocupação quanto ao estado em que o local se encontrava informando-me que brevemente o local iria ser intervencionado, mas até hoje continuamos como ontem. Será que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia não apresentou nenhum projecto? Ou apresentou e está esquecido nas profundezas das gavetas da secretária do Sr. Presidente?
Quanto ao Bairro Social da Poça Grande deparamos com um espaço envolvente completamente abandonado e degradado. Deparamos também com uma obras que, segundo informações recolhidas no local, são para espaços habitacionais englobados no projecto Terra. Muito admirados ficamos porque nada está sinalizado, nem sequer o alvará do empreiteiro está colocado, pelo menos que nós víssemos. Será que nesta altura é uma obra de primeira necessidade, visto que existem alguns apartamentos desocupados? A nosso ver era preferível que houvesse mais preocupação da Autarquia no arranjo do espaço envolvente para que os moradores do Bairro tivessem um local aprazível para descanso no fim de cada dia de trabalho e para o convívio das muitas crianças que lá vivem.

Sobre o Centro Histórico e o Comércio Local

Na Sessão de 29 de Fevereiro foi aprovada, com duas abstenções, a proposta da CDU sobre o Centro Histórico e o Comércio Local. Já se passaram 3 meses e 22 dias (este preciosismo é para que V.Ex.ª. não responda ao assunto só focando a imprecisão temporal como aconteceu na Assembleia anterior), até á data nada se sabe sobre a receptividade do Município em relação á proposta.
Há dias contactada a Associação Empresarial sobre o assunto esta respondeu que nada tinha recebido.
Como a proposta aprovada diz no seu 4º. Ponto e passo a citar “remeter a presente deliberação á Vereação do Município de Ponte de Lime e á Associação Empresarial de Ponte de Lima”, a CDU solicita que esta Assembleia seja informada se os seus serviços de apoio deram seguimento á deliberação aprovada.
No que diz respeito á Autarquia a CDU entende que esta não se pode escudar por detrás do possível atraso dos serviços de apoio da Assembleia porque a maioria da Vereação estava presente, quer os Vereadores da maioria como os Vereadores da oposição e tanto uns como outros fizeram ouvidos de mercador, ou seja, esqueceram o que foi aprovado democraticamente na Assembleia pensando nós que talvez devido a algum lapso de memória momentânea ou devido ao desinteresse que têm em resolver os graves problemas do Centro Histórico e do Comércio Local.


21 de Junho de 2008