terça-feira, 28 de junho de 2011

SOBRE ESPECIALIDADES DE CONSULTAS EXTERNAS NO HOSPITAL



O Secretariado da Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP soube através da comunicação social de que o Hospital de Ponte de Lima tem vindo a perder várias valências no que diz respeito à obtenção de consultas externas e medicação, nomeadamente na área de reumatologia. O mesmo se passa quanto ao acesso aos cuidados de saúde primários, ao medicamento e aos meios complementares de diagnóstico.

Não se percebe que doentes estejam a ser transferidos da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, que está dotada de nove médicos especialistas, para o novo Hospital de Braga gerido por uma parceria público privada pela empresa Escala Braga, do grupo José de Mello “saúde” que só tem um médico nesta área.

O Secretariado da Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP condena esta medida, uma vez que está a prejudicar a qualidade de vida dos doentes que há vários anos são acompanhados no Hospital de Ponte de Lima, revelando uma falta tremenda de sensibilidade para quem mais sofre. O objectivo é muito claro – desacreditar o Serviço Nacional de Saúde.



A confirmar-se esta situação vemos com grande preocupação, a retirada de valências de consultas externas do hospital de Ponte de Lima, medidas que representam mais um ataque ao SNS – Serviço Nacional de Saúde.
Situação que se irá agravar no futuro em consequência das medidas acordadas entre a Troika internacional, o PS, PSD e CDS-PP, nomeadamente com: a redução significativa das despesas operacionais dos hospitais do SNS; as medidas de contenção na gestão de pessoal; a introdução do co-pagamento nas despesas com a saúde por parte dos utentes e a política de redução das comparticipações dos medicamentos que configuram uma violação do artigo 64º da Constituição da República Portuguesa que garante o direito à saúde “através de um Serviço Nacional de Saúde universal e geral e tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito”.


O Secretariado da Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP apela a todos os limianos para que se mobilizem na defesa de uma das mais importantes conquistas civilizacionais que é o direito à saúde e do importante instrumento para a sua concretização que é o Serviço Nacional de Saúde.

         O SECRETARIADO DA COMISSÃO CONCELHIA DE PONTE LIMA