quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O Mundo Rural e as suas potencialidades



O desenvolvimento Rural como pólo dinamizador da agricultura local e regional

A revitalização, o fomento, a defesa da agricultura familiar e, dos pequenos e médios agricultores; são premissas fundamentais para o desenvolvimento rural como pólo dinamizador da agricultura local.

Impõem-se medidas, no imediato e a prazo, para reverter o empobrecimento da agricultura que já foi o principal sector de actividade económica no nosso Concelho, salvaguardando a pequena e média agricultura, a agricultura familiar, e com ela o mundo rural, a produção local.

A cultura da vinha e do vinho, que faz parte integrante do património da nossa região, deve ser defendida e apoiada, criando as condições para que os nossos agricultores continuem a produzir vinho de alta qualidade.

O desenvolvimento de uma política de revitalização das actividades pecuárias, agrícolas, nomeadamente da produção nas áreas da suinicultura, da vitivinícola e da florestal são elementos fundamentais a conjugar com a valiosíssima experiência da Escola Superior Agrária na formação de alunos nas áreas da agricultura, para necessariamente se criarem as oportunidades de concretização na prática de produzir mais e aportar mais-valias à economia local e da Região.
.
O Concelho e a Região não podem prescindir da formação de quadros tecnicamente habilitados nas áreas da agricultura ministradas no ensino superior local. São imprescindíveis mecanismos que criem oportunidades reais no investimento de criação própria nas áreas da fruticultura, viticultura, floricultura, pequenos frutos, explorações de pequenos e grandes ruminantes, apicultura, entre outros projectos.

A política de gestão municipal deve ter como acção estratégica prioritária o fomento de projectos que sejam o motor impulsionador de caminhos que levem ao renascimento, à revitalização, à industrialização da ruralidade. No Concelho temos agricultores que querem produzir, que sabem produzir, temos jovens qualificados, bastando que se criem as condições e incentivos necessários para que possam lançar as sementes do desenvolvimento produtivo à terra. A agricultura não é uma actividade produtiva qualquer. Ela cumpre uma função social indispensável e insubstituível à sobrevivência da humanidade.

Com o objectivo de sensibilizar o município, a Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP e o eleito municipal da CDU, apresentaram para a elaboração do plano e orçamento municipal 2020 as seguintes ideias:

•O arranque a grande escala de produção de suínos de Raça Bisara em parceria com pequenos produtores, Associações e/ou Escolas e também o apoio à criação de uma Unidade de Abate de Suínos;

•O apoio e incentivo ao sector da agropecuária em parceria com pequenos produtores, Associações e/ou Escolas;

*Disponibilizar os meios financeiros necessários para a concretização e a definição de uma estratégia eficaz de combate e eliminação da expansão da praga da vespa velutina (asiática).

Outubro 2019