terça-feira, 23 de agosto de 2022

PCP reclama medidas, que tardam, para o Concelho

 


PCP reclama por respostas, que tardam, a problemas ambientais e sociais que afectam o Concelho

 👉 O executivo da Comissão Concelhia de Ponte de Lima do Partido Comunista Português abordou, em reunião sucedida na metade deste mês, aspectos importantes da situação política e social, factos e acontecimentos no Concelho que necessitam de urgente resolução e avaliou e definiu tarefas do Partido a serem levadas de imediato à prática pela organização concelhia do PCP.

Nesta reunião foi feita a avaliação e a análise a acontecimentos que afectam o Concelho em questões ambientais e sociais a necessitarem de respostas eficazes do município. Consideramos urgente reverter situações que se arrastam ao longo dos anos e dos dias. Assim, destacamos:

👉 A grave e lamentável situação de caos da recolha de resíduos sólidos em todo o Concelho. A Concelhia de Ponte de Lima do PCP em nota emitida em 12 de agosto de 2016 (sim, no ano de 2016) já alertava para esta situação. É lamentável a passividade dos serviços municipais de higiene e limpeza em dar respostas neste domínio, assim como da Resulima, e também é alarmante a inexistente desinfecção e lavagem de ecopontos e contentores, assim como das zonas onde estão colocados. A verdade é que ao longo de anos a Câmara Municipal não promoveu as medidas adequadas para garantir uma efectiva melhoria da qualidade de vida das comunidades limianas, aferida, designadamente, pela qualidade do meio-ambiente sistematicamente agredido, como é o caso e a causa da deficiente gestão municipal na área da recolha dos resíduos sólidos, em povoações desde as freguesias até à sede do Concelho. Esta degradação ambiental leva a causas críticas de exposição a focos de risco de saúde pública.

   A Resulima é a empresa gestora do sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Vale do Lima e Baixo Cávado, envolvendo os municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. O conjunto destes concelhos detém 49% da empresa, sendo os restantes 51% detidos por uma empresa privada, a EGF.

O PCP opôs-se desde sempre à integração dos concelhos na empresa Resulima, alertando que visava preparar o caminho para a privatização deste serviço, que conduziria a aumentos de preços e à secundarização da qualidade do serviço e da missão de servir as populações.

👉 A preocupante situação da viabilidade dos feirões agrícolas, actividade ancestral da economia da agricultura familiar no Concelho, em que as lavradeiras carecem de apoio e incentivos para continuarem a cultivar as terras e escoar os seus produtos. Esta situação foi comprovada na recente visita ao local e do contacto com as lavradeiras do eleito municipal da CDU, que merecem ser ouvidas nas suas queixas pelo município e a adopção de medidas para o seu retorno breve ao local de origem, o Mercado Municipal.

 👉 A actual situação da falta de um polo universitário, dentro da Vila, com o inesperado encerramento da Unidade de Ponte de Lima da Universidade Fernando Pessoa.

Os membros do executivo da Concelhia de Ponte de Lima do PCP decidiram divulgar, que através do eleito municipal da CDU foi pedido por requerimento à Câmara Municipal, cópia do contrato de comodato da casa da Garrida, celebrado com a Universidade Fernando Pessoa, para assim podermos analisar e contribuir para o encontrar de uma solução para esta carência na área do ensino superior.

👉 Ainda nesta reunião o executivo da Comissão Concelhia de Ponte de Lima decidiu e definiu tarefas e iniciativas imediatas a levar à prática da vida político-partidária, tais como:

·         A participação e preparação da Festa do Avante que se realiza de 2 a 4 de setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, junto à baía do Seixal, grande iniciativa política e cultural de massas, Festa de Abril e dos seus valores, Festa da juventude e do povo, Festa da amizade, da paz e da solidariedade. Foi decidido dar um impulso à intensificação da divulgação e venda da EP (Entrada Permanente). A EP é um título de solidariedade para com a Festa.

·         Dar início à colocação de telha nova no salão interior, para assim concluir a restauração total do Centro de Trabalho do PCP em Ponte de Lima;

·         Preparar a participação e discussão da Conferência Nacional do Partido a realizar nos dias 12 e 13 de novembro próximo, no Pavilhão do Alto do Moinho, em Corroios, no concelho do Seixal.

👉 O executivo da Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP exorta à mobilização em defesa da paz e contra a guerra, pelos direitos dos povos, pela cooperação e a segurança na Europa, pelo respeito dos direitos da Carta das Nações Unidas e da Acta Final da Conferência de Helsínquia e, apela aos trabalhadores e às populações que se mobilizem, que façam ouvir a sua indignação e protesto contra o aumento do custo de vida e travem com a sua acção o processo em curso para subir preços, aumentar juros, promover a especulação e atacar direitos e condições de vida dos trabalhadores, dos reformados, das populações.

22 de agosto de 2022

O Executivo da Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP