terça-feira, 7 de março de 2017

O embuste do processo dos pedidos de interesse público

O embuste do processo dos pedidos de interesse público municipal para regularização de explorações industriais e pecuárias

A CDU – Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV considera que o Decreto-Lei que suporta o pedido de interesse público municipal para regularização de explorações industriais e pecuárias contém em si preocupações de ordem de justiça, por este regime de regularização, criar, de certo modo, desigualdades, como sejam, ao longo dos anos algumas actividades económicas foram-se instalando à margem da legislação e das regras muitas vezes com a permissão complacente dos serviços públicos, que deveriam fiscalizar essa instalação. Instaladas desta forma, essas actividades foram beneficiando de uma vantagem face a outras actividades instaladas no cumprimento de todas as regras.

A CDU deixa claro não ter dúvidas em relação à necessidade de regularização de explorações, mas salvaguardamos que essa regularização tem de acontecer, procurando salvaguardar a actividade económica e salvaguardando os direitos adquiridos. E sempre no respeito pelos instrumentos de ordenamento do território enquanto meio de defesa dos recursos do Concelho, já anteriormente manifestamos no órgão deliberativo municipal as nossas dúvidas sobre a falta de rigor e de coerência com que foi tratado todo o processo de apreciação dos pedidos de interesse público municipal para regularização de explorações industriais e pecuárias.

Considerávamos então que a condução de todo o processo de pedidos para reconhecimento público municipal na regularização de estabelecimentos ou instalações, estava manchado pelo embuste de alguns pedidos, concretamente desde fundamentos de regularização para instalações que não existem ou que estão em situação de ilegalidade muito recente e a omissão de documentos para análise e avaliação. E apresentamos na altura as justificações para a consistência das nossas análises que se mantem em relação aos pedidos actuais.

Em todo o processo de pedidos de interesse público; lamentavelmente as informações técnicas emitidas, foram sempre muito superficiais, sem rigor e com uma enorme carência no facultar elementos técnicos necessários para podermos fazer um juízo de valor e podermos avaliar e decidir com justiça. Recentemente por decisão do executivo municipal foi recusado o pedido de interesse público municipal para a regularização de uma indústria das pedreiras.
 Fica a pregunta - Será que em relação a este pedido houve o necessário rigor da avaliação que deveria ter sido aplicado em todos os pedidos anteriores?

A CDU considerando que desde o início todo este processo para regularização de explorações industriais e pecuárias está ferido de incongruências de carácter técnico, de avaliação e de rigor, elementos reveladores do embuste do processo dos pedidos de interesse público municipal para regularização de explorações industriais e pecuárias, não é possível dar concordância e avaliar com consciência o que deve merecer uma atenção cuidadosa e coerente.


Extraído das intervenções da CDU na assembleia municipal