domingo, 5 de março de 2017

É urgente o vínculo efectivo de todos os trabalhadores que respondem a necessidades permanentes dos serviços municipais

Em Ponte de Lima é urgente o vínculo efectivo de todos os trabalhadores que respondem a necessidades permanentes dos serviços municipais

A CDU - Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV, através da sua eleita na Assembleia Municipal abordou a questão do recurso aos Contratos Emprego-Inserção, deixando bem vincado que a CDU defende que na lei e na vida, a um posto de trabalho permanente deve corresponder um vínculo de trabalho efectivo. Por isso entendemos que é de elementar justiça garantir que a um posto de trabalho permanente corresponda um vínculo efectivo, pelo que urge a vinculação de todos os trabalhadores que respondem a necessidades permanentes dos serviços públicos.

No Orçamento do Estado de 2016, por proposta do PCP, foi aprovado o levantamento na Administração Pública, no Sector Empresarial do Estado e nas Autarquias das situações de recurso a Contratos Emprego-Inserção, conhecidos por CEI`s ou CEI`s+, estágios, bolsas de investigação ou contratos de prestação de serviços. Sabe-se que o município, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, recorre a estes programas; e tem ao seu serviço, presentemente, largas dezenas de trabalhadores CEI`s, estes "contratos” têm a validade de um ano e não podem ser renovados, mal acaba o contrato a Câmara Municipal tem recorrido ao expediente de pedir mais ao IEFP, apesar de estar previsto na legislação que estes contratados não podem visar a ocupação de postos de trabalho, a verdade é que não é isso que acontece e tem vindo a acontecer, havendo um recurso sistemático a este expediente, em vez de contratarem estes trabalhadores, com os direitos e deveres inerentes ao trabalho por conta de outrem.

Estes trabalhadores contratados através de CEI e CEI+ produzem trabalho quase gratuito para a Câmara, uma vez que esta tem que pagar apenas o transporte, o subsídio de alimentação e 20% de 84,26 euros ou de 421,32 euros conforme o trabalhador contratado seja um CEI ou CEI+. Estamos perante a desumanização do trabalho, a utilização de mão-de-obra barata, descartável, sem direitos básicos, como um contrato de trabalho, férias ou, nomeadamente, a possibilidade de virem a ser efectivos na Autarquia. É um sistema de usar e deitar fora, que destrói a dignidade dos trabalhadores CEI`S e não beneficia os serviços. O Sr. Provedor de Justiça já se pronunciou contra este regime de utilização oportunista e permanente da fragilidade das pessoas no desemprego para ocupar postos de trabalho efectivos em órgãos e serviços públicos.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima ao utilizar este expediente ilegítimo para suprir necessidades permanentes dos serviços, contribui para branquear o número real de desempregados existentes no distrito. No mapa de pessoal do município aprovado recentemente na assembleia municipal assinala existirem 47 vagas para assistente operacional, assim não tem lógica o recurso aos Contratos Emprego-Inserção. A CDU considera que é uma exigência imperiosa o fim do recurso a este expediente para suprir necessidades dos serviços. O Município de Ponte de Lima deve e tem todas as condições legais para de imediato abrir concursos para regularizar a situação precária destes trabalhadores e assim lhes abrir novos horizontes de vida e trabalho digno.


Extraído da intervenção da CDU na assembleia municipal em 25 de Fevereiro de 2017