segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Presidentes de Junta de Freguesia prestam um mau serviço ao Concelho de Ponte de Lima

Presidentes de Junta de Freguesia prestam um mau serviço ao Concelho de Ponte de Lima

A estrutura local do PCP e a eleita CDU na assembleia Municipal, Sandra Fernandes consideram que os Presidentes de Junta de Freguesia (excepção de Arca e Ponte de Lima; Brandara; Facha; e Seara) prestaram um mau serviço ao Concelho ao aprovarem a proposta da vereação do CDS/PP de declaração de reconhecimento do interesse público do “Novo Edifício dos Paços do Concelho” investimento desastroso caso venha a ser construído que causará graves danos para a sobrevivência do Centro Histórico e para o desenvolvimento futuro do Concelho de Ponte de Lima.

 Na discussão e votação desta proposta a CDU – Coligação Democrática Unitária na voz de profunda indignação da sua eleita, manifestou na intervenção apresentada na Sessão da Assembleia Municipal, realizada no passado dia 13 do corrente mês:

“Em 29 de Abril de 2011 veio a esta assembleia municipal com o pretexto de aprovar a Proposta de Reconhecimento de Interesse Público Municipal da Sala de Espectáculo de Ponte de Lima este terreno. Estas indefinições titubeantes são reveladoras de que a gestão autárquica do CDS/PP em matéria de aquisição de terrenos, “sabe-se lá porquê, para quê e para satisfação de quem”, não obedecem a nenhum critério de avaliação de investimentos e de prioridades quanto à séria e verdadeira criação de infra-estruturas para o desenvolvimento económico e social do Concelho. O pecado da gula irreflectida em dotar o património municipal de terrenos desnecessários origina a que esses mesmos terrenos sejam espaços senis em estado de abandono, agora e no futuro.

Basta só este exemplo de um terreno adquirido para uma finalidade sem consistência e de repente para justificação do injustificável passar para querer construir uma outra coisa chamada de “Novo Edifício dos Paços do Concelho” que não constituiu qualquer necessidade prioritária e, nem tão pouco é fundamentada num estudo rigoroso das implicações económicas, sociais, e de desenvolvimento sustentável que, possam poder causar ao futuro de sobrevivência do Centro Histórico e até do próprio Concelho.

Ponte de Lima não necessita de espaços físicos desajustados da realidade das verdadeiras carências para satisfazer as necessidades dos seus habitantes. A CDU – Coligação Democrática Unitária alerta todos os membros eleitos deste órgão deliberativo para a imensa responsabilidade ao aceitarem favoravelmente esta pretensão já que em si significa o risco de penhorar o desenvolvimento futuro do Concelho que será penosamente agravado posteriormente com custos desmusurados, exagerados e injustificáveis em torno do tal "PROJETO INTEGRADO PARA A REQUALIFICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL".

A Concelhia de Ponte de Lima do PCP e a eleita da CDU na assembleia municipal rejeitam veementemente esta pretensão da vereação municipal do CDS/PP por considerarem que esta não constitui qualquer prioridade, os edifícios actuais dos Paços do Concelho satisfazem as necessidades dos munícipes. Por tudo isto o nosso voto foi contra e repudiámos o querer vincular este Órgão deliberativo a uma ideia megalomana e desnecessária de edificar um pretenso “Novo Edifício dos Paços do Concelho.”
14Dez2014

O Secretariado da Concelhia de Ponte de Lima do PCP