sábado, 20 de dezembro de 2014

CDS e PSD rejeitam moção apresentada pela eleita CDU pela reposição das 35 horas


A CDU NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Pelas 35 horas: CDS e PSD rejeitam moção apresentada pela eleita CDU

No passado dia 13 de Dezembro a CDU apresentou, na Assembleia Municipal, a Moção - Rejeitar as 40 horas; Pelo direito ao horário de trabalho de 35 horas semanais e pelo direito à contratação colectiva.

 A CDU considerou a Iniciativa oportuna pelo facto de que os trabalhadores do Município manifestaram através de um abaixo-assinado, a exigência da reposição do horário de trabalho de 35 horas semanais, que recolheu um amplo e vastíssimo número de assinaturas.

Infelizmente os eleitos do PS abstiveram-se e os eleitos do CDS e do PSD juntaram-se contra esta moção, e chumbaram uma medida justa e necessária impedindo assim a concretização de um direito dos trabalhadores do Município de Ponte de Lima.

No Distrito, as câmaras de Melgaço, Monção, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo, onde se incluem os Serviços Municipalizados, Ponte da Barca e Paredes de Coura praticam as 35 horas semanais e 7 diárias.

A continuação da prática de 40 horas semanais e 8 diárias no Município de Ponte de Lima, além de representar um retrocesso civilizacional inadmissível em pleno séc. XXI, concretiza, camufladamente, mais uma redução salarial de 14% aos trabalhadores deste município, e uma discriminação efectiva com os restantes trabalhadores dos municípios do Alto-Minho que praticam as 35 horas semanais e 7 diárias.

A CDU convicta de que esta é também uma das formas de defender os interesses dos trabalhadores e da autarquia continuará a bater-se para que no Município de Ponte de Lima se retome o regime de 35 horas de trabalho semanais, e que se siga os procedimentos legais necessários, incluindo a assinatura dos acordos com as estruturas sindicais, de forma a eliminar as desigualdades existentes na aplicação do horário de trabalho entre os diferentes municípios do Alto Minho e no respeito pela autonomia do Poder Local.

20Dez2014
A CDU na Assembleia Municipal