terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O Plano de Actividades e Orçamento do Município para o ano 2015 não passa de uma peça de marketing político de meras intenções repetidas de ano para ano.

O Plano de Actividades e Orçamento do Município para o ano 2015 não passa de uma peça de marketing político de meras intenções repetidas de ano para ano. 

O plano e orçamento do município para o ano de 2015 sofre as consequências da gestão autárquica dos consecutivos mandatos municipais do CDS/PP que foram adiando investimentos em infra-estruturas e equipamentos essenciais à população, (rede de saneamento básico em vastas zonas das nossas freguesias, parques infantis, arranjo de vias municipais, arranjo de ruas e passeios, recuperação e requalificação de bairros sociais), e deram prioridade a obras que davam no olho do cidadão eleitor e descurou o investimento em infra-estruturas e equipamentos básicos essenciais.

A estrutura local do PCP e a eleita da CDU Sandra Fernandes consideram que, o que temos a par de algumas pretensões megalómanas é uma mão cheia de quase nada, dado que a inscrição da maioria dos projectos de obras está feita, à espera do que irá acontecer com os fundos comunitários. Só que também para esses investimentos sempre se exige uma parcela mais ou menos significativa de fundos municipais, que podem começar a serem escassos.

Os sucessivos ataques ao poder local democrático ao longo dos anos, com destaque para estes mais recentes da coligação governamental PSD/CDS, designadamente os cortes do chamado Fundo de Apoio Municipal, aliada à política nacional nefasta para o distrito e para o concelho têm sido factores de dificuldades e garrote de austeridade para a gestão financeira dos municípios, a autarquia limiana vê-se também cada vez mais estrangulada pela apetência economicista de o executivo municipal CDS/PP em não querer disponibilizar os vastos recursos financeiros disponíveis, e se lançar com audácia e determinação em investimentos para colmatar as enormes carências da população, sem a participação de fundos comunitários.
A apreciação da CDU é também de protesto perante decisões municipais anteriores, que, aliás, já na época mereceram a nossa oposição por recear aquilo que neste momento se está a viver no Concelho de Ponte de Lima. E é também um protesto contra as sucessivas políticas governamentais do PSD/CDS que atiraram o poder local para uma situação muito difícil, de que os trabalhadores e as populações são as principais vítimas.

Os planos e orçamentos municipais não passam de uma peça de marketing político de meras intenções repetidas de ano para ano, os investimentos estruturais para criação de riqueza e fomento de novos postos de trabalho, é escasso e mesmo insignificante. O Pólo Industrial do Granito é uma miragem das promessas repetidas e, o mesmo se poderá dizer em relação ao projecto da criação da Raça Bisara e da construção de uma Unidade de Abate e outros exemplos poderiam ser mencionados de meras intenções adiadas.

Por isso nos choca grandemente o ter sido inserido neste plano e orçamento a pretensa construção de “Novo Edifício dos Paços do Concelho”, quando continuamos a assistir à degradação do Bairro da Escola Técnica, à degradação e desumanização do Bairro Social da Poça Grande, à situação caótica da Rua Conde de Bertiandos com o rebentamento das condutas de água com muita frequência, o mesmo acontece no Arrabalde; à falta de resolução do transbordo de águas pluviais junto à Escola Secundária de Ponte de Lima; à não requalificação e melhoramento das zonas laterais do Cemitério Municipal que são térreas e em dias invernais encharcam com a água das chuvas e muitas outras carências poderiam ser evocadas.

A Concelhia de Ponte de Lima do PCP e a eleita da CDU na assembleia municipal, Sandra Fernandes, afirmam que os Planos de Actividades e Orçamento Municipais não nos merecem concordância, porque consideramos urgente uma política de gestão autárquica que promova investimentos verdadeiramente estruturantes que dinamizem a capacidade produtiva, que criem emprego qualificado e com direitos, que criem riqueza e a distribuam equitativamente, que contribuam para a promoção do bem-estar dos que cá decidiram e querem fazer a sua vida.
16Dez2014

O Secretariado da Concelhia de Ponte de Lima do PCP