segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Na Vila de Arcozelo acção pela resolução dos problemas e valorização da freguesia e pelo bem-estar da população

Com empenho na acção pela resolução dos problemas e valorização da freguesia e pelo bem-estar da população da Vila de Arcozelo

Passado um ano sobre as últimas eleições autárquicas, teve lugar no dia 29 do mês passado, na Sede da Junta de Arcozelo a reunião da assembleia de Freguesia, na qual o eleito da CDU, Acácio Fernandes, focalizou a sua participação fundamentalmente nos assuntos de interesse e na apreciação da actividade do Executivo e da situação financeira da freguesia.

Este eleito da CDU iniciou a sua intervenção abordando a necessidade da limpeza dos caminhos de santiago e, deixou uma nota sobre a problemática da discussão pública relativa à proposta final do Município de elaboração do Plano de Urbanização das Pedras Finas, a qual originou que um conjunto de moradores, da área abrangida, através de abaixo-assinado manifestasse junto do município as reclamações, observações, sugestões e dúvidas quanto ao definido Plano de Urbanização das Oficinas de Cantaria das Pedras Finas.

 Na apreciação da informação acerca da actividade exercida pela junta de freguesia e da situação financeira, referiu: Da análise comparativa com a anterior, verifica-se que neste período reduziram as verbas disponíveis e, as facturas em débito registaram um aumento. Concluindo que as receitas não cobrem o aumento das facturas em débito. Acresce a tudo isto as despesas mensais fixas da junta de freguesia o que fica a sensação de que o executivo estará com insuficiências de tesouraria, a confirmá-lo estará naturalmente o recurso da junta de freguesia de solicitar ao município o adiantamento das verbas para o ano de 2014.

Focalizou ainda nesta sessão do órgão deliberativo da freguesia; face a todas estas incongruências é necessário esclarecer esta assembleia, o porquê desta preocupante situação financeira e qual a necessidade concreta e objectiva de pedir o adiantamento das verbas do ano. E deixou o reparo ao Executivo da freguesia de que continua por justificar a entrada do valor da verba dos terrenos baldios que consta como recebidos na escritura de venda dos mesmos para implantação do Pólo Industrial do Granito.