sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Na Facha actividade pautada pela finalidade primeira de resolver os problemas e interesses da freguesia.


Na Facha actividade pautada pela finalidade primeira de resolver os problemas e interesses da freguesia.

Na sessão da assembleia de freguesia da Facha do passado mês de Setembro, o eleito da CDU, Victor Lopes desenvolveu a sua participação nos assuntos de interesse da freguesia, na questão dos transportes escolares e na apreciação da actividade da Junta, tendo manifestado:




Nos assuntos de interesse da freguesia
A actividade dos membros eleitos das autarquias locais deve ser pautada pela finalidade primeira de resolver os problemas e interesses da freguesia. Não nos devem mover qualquer outro tipo de atitude de motivos pessoais ou de qualquer género de descriminação seja de que tipo seja.
No meu contacto com moradores fazem-me recomendações e sugestões sobre vários aspectos que afectam a freguesia que gostariam de ver atendidas e tidas em conta pelo executivo da freguesia para a sua resolução, assim:
- No Lugar da Ermida (junto à Casa do Sr. Carlos Salgado) – Proceder à resolução do alagamento do caminho com águas bravas, que tem deficiências de drenagem;
- No Caminho de S. João – Proceder à recolocação da placa de sinalização do Caminho. E em relação à água do fontanário a necessidade de definir a quem pertence a nascente da água e a que consumidores se destina.
- A necessidade de elaboração de estudo para a possibilidade de abrir um acesso ao Caminho da Costa para acorrer a situações de emergência.
- A urgente limpeza dos Caminhos que liga o lugar de Gondim à Torre e no lugar de Gondim à Corredoura.
Prosseguindo, como membro eleito da CDU coloco duas questões ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia para que se digne esclarecer esta assembleia:
- Qual as actividades objectivas que estão destinadas a executar pela funcionária destacada ao abrigo dos programas da inserção social?
- Qual a entidade ou entidades que autorizaram a instalação de um Estaleiro em pedra na Portela junto ao fontanário?
A finalizar manifestamos o nosso agrado e apreço pela importância oportuna das obras realizadas nos Caminhos do Senhor do Socorro e São Cipriano.

No Período da ordem do dia
  1. Apreciação e votação da proposta relativa ao contrato interadministrativo de delegação de competências – Transportes escolares
Sobre os transportes escolares de forma breve quero deixar um reparo. Vários pais têm manifestado preocupação quanto às condições de segurança das viaturas e da preparação qualificada do pessoal destacado para a condução das carrinhas ou dos autocarros, por vezes sem serem ministrados cursos de formação para tal actividade, que é da maior responsabilidade e rigor já que de crianças se trata.

É que também nesta actividade existe o facilitismo de soluções precárias de recurso a pessoal sem consistência técnica profissional e a quem não são dadas garantias de estabilidade de trabalho permanente.

Espero que na nossa freguesia e em todas as outras do Concelho estejam garantidas as condições de estabilidade e legalidade de todo o pessoal profissional para manejar os transportes escolares.

  1. Apreciação da informação do Presidente da Freguesia, bem como da situação financeira da autarquia
Na situação financeira é referido nas facturas em débito e em atraso a divida de 15.052 euros à Predilethes como conhecidas pela contabilidade. O executivo da junta conhece ou não esta divida ou haverá outras dívidas que são do conhecimento da junta e não da contabilidade?

Conjuntamente com a informação da situação financeira não é fornecida a actividade da Junta de Freguesia como é estipulado pela lei do regime jurídico das autarquias locais. Penso que não seja sinónimo de que não houve actividade da junta, mas sim mais um facilitismo de ignorar o que é exigido por lei. O Senhor Presidente da Junta de Freguesia não pode andar constantemente a ignorar as obrigações do cumprimento das regras democráticas.

Como não tenho conhecimento prévio da actividade da junta, não sei se a Junta de Freguesia tem elaborado ou pensa elaborar propostas e sugestões a serem enviadas para a “Elaboração das Grandes Opções do Plano e do Orçamento do Município para o ano de 2015” a serem apresentadas até ao dia 30 de Setembro.

Seria de grande importância que hoje fosse trazida à discussão sobre iniciativa do executivo propostas e sugestões quanto às acções a incluir nos documentos do plano e orçamento do município que serão oportunamente submetidos à aprovação da Câmara e Assembleia Municipais.
Os membros eleitos desta assembleia de freguesia naturalmente de forma participativa aportariam ideias e sugestões para serem contempladas na proposta final do executivo da freguesia para o desenvolvimento e criação de melhores condições de vida para a população da Facha, a serem consideradas na feitura final do mais importante documento e instrumento da gestão municipal. Perdeu-se assim uma oportunidade de todos contribuirmos para criar melhores condições de gestão autárquica do município e contribuir para termos um plano e orçamento municipal de cariz participativo.
E apresentou uma Proposta de recomendação sobre combate e destruição de ninhos de vespa velutina (asiática)

Ao abrigo da faculdade de apresentação de propostas para discussão e votação, apresentamos à consideração e votação dos membros eleitos desta assembleia, pelo seu carácter de resolução urgente a seguinte proposta de recomendação: 

A presença da vespa velutina (asiática), espécie que ameaça a produção de mel e cuja expansão é receada pelos apicultores, os quais têm vindo a denunciar que a progressão desta espécie predadora de abelhas está "descontrolada" e que além do distrito de Viana do Castelo a sua presença começa a ser detectada em vários outros distritos do norte.

 Actualmente na região do Alto Minho e nomeadamente no Concelho de Ponte de Lima, os apicultores garantem que o número de ninhos desta vespa, oficialmente detectados, praticamente estão sem controlo e em desenfreada expansão, o que terá consequências na produção de mel, por ser uma espécie maior e mais agressiva do que a vespa nacional, atacando directamente as colmeias.
Na freguesia de Facha esta praga está em expansão e tem causado grandes estragos à apicultura concelhia e constitui um problema de risco para a saúde pública o que urge dar combate à destruição de ninhos, criando a Junta de Freguesia mecanismos de solidariedade e ajuda para a destruição dos ninhos comportando o executivo as despesas totais com o combate à destruição de ninhos em zonas públicas ou em zonas privadas. 
Assim:
  • Propomos que a Junta de Freguesia da Facha prepare um plano urgente de combate à vespa velutina e que disponibilize a totalidade dos meios financeiros para a concretização e a definição de uma estratégia de combate à expansão desta praga, quer sejam ninhos em zonas públicas ou em zonas privadas, estabelecendo um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Instituição em que o Município e a Protecção Civil confiaram esta tarefa.
Sugerimos ainda:
  • Que sejam emitidos editais a informar a população da freguesia desta deliberação a colocar nos locais habituais e informar a paróquia para ser divulgada nas missas;
  • Que a Junta de Freguesia através de ofício dê conhecimento desta deliberação à Câmara Municipal, à Protecção Civil e aos Bombeiros Voluntários-