terça-feira, 7 de maio de 2013

PCP condena os novos ataques de Israel contra a Síria


Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP condena os novos ataques de Israel contra a Síria



O PCP condena veementemente os recentes ataques das forças militares israelitas contra a Síria e alerta para os perigos que estes encerram de maior agravamento da situação no Médio Oriente.
Trata-se de inaceitáveis ataques que representam uma nova e clara violação do direito internacional e da Carta da ONU por parte de Israel, que, aliás, desrespeitando frontalmente resoluções das Nações Unidas, ocupa ilegalmente território sírio (Montes Golã), desde 1967.
O PCP considera que esta nova agressão de Israel – à semelhança da que perpetrou contra a Síria, em finais de Janeiro – não pode ficar uma vez mais impune, devendo ser claramente condenada pelo Governo português, em consonância com os princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa.
Os ataques de Israel contra a Síria, apoiados pela Administração Norte-americana, inserem-se em toda a operação de ingerência e agressão contra este país – levada a cabo pelas principais potências imperialistas da NATO em aliança com as ditaduras monárquicas do Golfo Pérsico – e constituem uma provocação que visa a escalada do conflito no Médio Oriente. Ataques que ocorrem quando se assiste a uma campanha que pretende dar cobertura a uma intervenção directa estrangeira em larga escala na Síria.
Condenando e denunciando as operações de ingerência e agressão do imperialismo e do sionismo no Médio Oriente – que boicotam toda e qualquer tentativa de solução negociada e política do conflito na Síria –, o PCP solidariza-se com a luta dos povos do Médio Oriente em defesa da sua soberania, da independência e da paz.