sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

A CDU NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE REBORDÕES SANTA MARIA

A CDU EM REBORDÕES SANTA MARIA

 A CDU na reunião da assembleia de freguesia de Rebordões Santa Maria na apreciação, discussão e votação das opções do plano e orçamento para o ano de 2022, manifestou as suas preocupações e apontou caminhos para criar de futuro melhores condições de vida para a população desta freguesia.

Os eleitos da CDU – Coligação Democrática Unitária, Inês Morais e João Rebouço na abordagem a estes documentos, começaram por afirmar: sempre dentro da coerência que nos define, aludimos que não estamos em condições de poder fazer uma apreciação aprofundada, visto não termos tido representatividade no anterior mandato, para assim podermos fazer uma análise comparativa com o anterior plano e orçamento. Mas é obvio que faremos a nossa apreciação e consideração ao documento agora em discussão.

Este documento que nos é apresentado é, um documento técnico que manifesta as linhas de orientação política e administrativa para a freguesia para o próximo ano, mas confina-se só a questões do âmbito circunscrito à freguesia.

 No entendimento dos eleitos da CDU nesta assembleia de freguesia deveriam constar nas opções políticas do plano e orçamento, mesmo que sejam de âmbito municipal, questões fulcrais para a melhoria da freguesia e do modo de vida das populações, na nossa proposta de colaboração para a elaboração deste documento apontávamos nesse sentido, para assim serem referência e preocupação a ter em conta pela gestão autárquica da Câmara Municipal.

Queremos deixar um alerta aos membros eleitos desta assembleia de freguesia. Amanhã, sábado, será discutido e votado na reunião da assembleia municipal o plano e orçamento do município para o ano de 2022, no qual não consta especificado a extensão da rede de saneamento à nossa freguesia.

O que lá diz é que para além das empreitadas mencionadas, assumiram prioridades, ao nível da rede de saneamento, a serem executadas mediante os fundos comunitários que venham a ser disponibilizados pelo POSEUR – Portugal 2020 e cujos projectos de execução foram já concluídos pelo Município e entregues às Águas do Alto Minho. Tudo isto está á disponibilidade dos fundos comunitários se concretizarem.

No entanto resta a esperança que “Em 2022 os Serviços do Município irão concluir outros projectos que permitirão o alargamento da rede de saneamento a várias freguesias do concelho e a construção de uma nova ETAR na zona sul de Ponte de Lima. Esperemos que desta vez a nossa freguesia seja contemplada, o que naturalmente será preciso exercer pressão. 

Considerarmos estes documentos da maior importância de gestão da freguesia, a CDU – Coligação Democrática Unitária não vai adoptar posição de rejeição, daremos uma demonstração de cooperação, votando favoravelmente.