sábado, 11 de agosto de 2012

SOBRE AS TOURADAS EM PONTE DE LIMA


SOBRE AS TOURADAS EM PONTE DE LIMA
 Por solicitação do Novo Panorama o Secretariado da Comissão Concelhia de Ponte de Lima, manifestou a opinião do PCP sobre espectáculos tauromáquicos e a realização de uma corrida de touros promovida no concelho (domingo dia 12 de Agosto):

 As corridas de touros em particular, e os espectáculos tauromáquicos em geral, são uma questão que divide a sociedade portuguesa. Por um lado, diversos movimentos de defesa dos animais consideram a tourada como um espectáculo degradante, bárbaro e cruel, indigno de uma sociedade moderna e civilizada, na qual se inflige aos touros um sofrimento atroz para gáudio da assistência. Por outro lado, a Federação Portuguesa das Associações Taurinas considera «a festa brava como um espectáculo artístico, pleno de rituais e de simbologias, que a transformam numa escola de virtudes e num dos poucos lugares onde se pode admirar a ligação entre o homem e a natureza e a forma como, através da razão, o homem cria beleza e arte».

Esta profunda discrepância na caracterização das corridas de touros como espectáculo de riqueza estética inestimável, por um lado, e como tortura em nome do entretenimento, por outro, encontra eco num estudo de opinião sobre a actividade taurina em Portugal, levado a cabo por uma empresa especializada em Março do ano passado e do qual foi dado conhecimento à Assembleia da República pela Secretaria de Estado da Cultura.
Este estudo revela que, num universo de 1133 inquiridos, 24,5% são de opinião que a realização de actividades com touros devia ser restringida ou proibida, enquanto 56,5% concordam com a legislação existente sobre espectáculos tauromáquicos.

O PCP reconhece o apego de muitos portugueses e de muitas comunidades do nosso País à tauromaquia, considerada parte integrante da cultura popular portuguesa pela legislação vigente, não ignorando, contudo, as opiniões contrárias de outros sectores da sociedade. Tal divisão de opiniões e extremar de posições aconselha uma profunda reflexão sobre o tema. Por isso, entendemos não ser acertado qualquer tipo de proibição por via legal das touradas no nosso País.

O PCP manifesta-se disponível para esta reflexão e, tal como no passado, continua empenhado numa acção persistente no sentido de melhorar a protecção dos animais e de estabelecer uma relação mais saudável, mais humana, entre os seres humanos e os animais.

A realização de touradas em Ponte de Lima remontam a tempos de outrora ( Ver noticia de 1899 no anunciador da Feiras Novas – Set2007), inclusive havia a criação de gado bravo (Freguesia de Gondufe – antiga corte do gado bravo de Souto). Esta arte taurina foi retomada nos últimos anos nas Feiras Novas, depois de um interregno, aparece agora em moldes diferentes. Portanto podemos afirmar que as touradas pertencem ao legado cultural e patrimonial de Ponte de Lima.
A corrida de touros – tourada - é distinta do tradicional evento da lenda da Vaca das Cordas, já que é um espectáculo de arte taurina.

O Secretariado da Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP nada tem a opor à realização destes espectáculos em Ponte de Lima e que seja reatada a tradição das touradas. Ainda dentro desta temática seria importante que as entidades competentes, tendo o município como motor,  elaborassem um estudo para a possibilidade da retoma da criação de gado bravo como uma possível vertente de desenvolvimento económico do Concelho.

07Ago2012
 O Secretariado da Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP