quinta-feira, 12 de julho de 2012

PCP contra a privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo

PCP contra a privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo

do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP contra a privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo

No seguimento da decisão hoje tomada no Conselho de Ministros, que aprovou a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e sendo coerente com posições anteriormente assumidas, a Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP considera necessário assinalar o seguinte:
A DORVIC do PCP rejeita o caminho da privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, pois essa opção ataca e destrói a economia regional e nacional, os direitos dos trabalhadores,os postos de trabalho e o presente e o futuro de Viana do Castelo.
De facto, como a história recente comprova, os processos de privatização de empresas industriais significaram, quase sempre, o seu desmantelamento a prazo, com a entrega das encomendas e da produção a grupos económicos nacionais e estrangeiros, com fortes prejuízos para o país.
No caso dos Estaleiros Navais, esta opção poderá significar da parte de eventuais compradores, a aquisição de uma carteira de encomendas que ascende a mais de 500 milhões de euros acordados, que só não estão em concretização porque essa foi a deliberada opção do Governo, para desestabilizar os trabalhadores e melhor justificar a opção agora anunciada.
E como a experiência bem demonstra, não há qualquer garantia num processo privatizador, de que essa carteira de encomendas será executada em Viana do Castelo e não desviada para qualquer outro Estaleiro, onde um futuro proprietário tenha interesses.
Também como a história comprova, nenhuma privatização em Portugal criou um só emprego, tendo em todos os casos destruído centenas ou milhares de empregos.
A perspectiva de um novo aumento do desemprego a partir da entrega dos Estaleiros a um qualquer grupo económico privado, numa região já tão martirizada por esse flagelo social, criaria uma maior pressão sobre os direitos dos trabalhadores.
Sendo os Estaleiros navais de Viana do Castelo, a empresa âncora do desenvolvimento de toda a região, garantido milhares de outros postos de trabalho a montante e a jusante, qualquer ataque à empresa, é um ataque à cidade e à Região.
A DORVIC, que rejeita a teoria maniqueísta de: ou a privatização ou o encerramento, reafirma que, se o Governo quisesse, havia outras alternativas para a viabilização dos Estaleiros, a partir da concretização da carteira de encomendas existente, que garantia trabalho durante vários anos para todos os trabalhadores.
O PCP manifesta uma profunda solidariedade para com os trabalhadores, neste momento de grandes dificuldades, onde mais do que nunca é necessário lutar para defender a empresa enquanto empresa pública, os postos de trabalho, os direitos conquistados e a capacidade produtiva do País.
O PCP tudo irá fazer para impedir estas intenções, apelando à unidade de todos os trabalhadores numa luta que se adivinha difícil, mas necessária na defesa do futuro, mas também do passado, honrando todos aqueles que lutaram para que os ENVC se tornassem numa grande empresa de referência em todo o Mundo, onde cada direito foi conquistado através da luta de anos e anos por várias gerações de trabalhadores.