terça-feira, 2 de agosto de 2011

SOBRE O MODELO DE AVALIAÇÃO

Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Sobre o modelo de avaliação de desempenho dos docentes do Ensino Básico e Secundário


1. A reunião realizada entre o Ministro da Educação e os Sindicatos dos Professores onde, supostamente, iriam ser apresentados os elementos estruturantes de um novo modelo de avaliação, acabou por servir apenas para mais uma manifestação de hipocrisia política de quem, na oposição, defendia uma coisa e, agora, no Governo faz o oposto.
A urgência da suspensão do modelo em vigor, defendida por PSD e CDS-PP na anterior legislatura, deu lugar à necessidade de ser respeitado o trabalho de avaliação realizado até aqui. Afinal aquele que era um «modelo monstruoso e kafquiano», agora passou a ser importante para uma avaliação que afinal não tem nenhuma consequência nas carreiras porque estas estão e vão continuar, pelo menos até 2013, congeladas.
2. Apesar de não ter ainda apresentado uma proposta concreta de modelo de avaliação, a intenção manifestada pelo Ministro de manter um regime de quotas na atribuição da classificação de Excelente e Muito Bom, matéria que mais contestação levantou entre os docentes desde que o actual modelo foi apresentado, bem como a intenção de avançar com uma avaliação hierarquizada e o recurso a professores exteriores à escola do professor em avaliação, são alguns dos princípios que reforçam as preocupações do PCP. A insistência nestas orientações torna mais evidente que a intenção do PSD e do CDS-PP nunca foi a defesa de uma verdadeira alternativa ao modelo imposto pelos governos anteriores, mas apenas aproveitar, por razões eleitorais, o descontentamento de milhares de professores e educadores.
3. O PCP considera que revogar o actual modelo de desempenho e iniciar um processo negocial com os Sindicatos que tenha em conta as reivindicações dos docentes com uma matriz formativa, desburocratizado e sem quotas, é a única saída para colocar um ponto final à instabilidade que foi instalada nas escolas e que tantos prejuízos causou no percurso escolar de milhares de alunos.