sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SOBRE O AUMENTO DA TAXA DO IVA


Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
IVA sobe de 6% para 23%, na electricidade e gás, a partir de Outubro
Sexta 12 de Agosto de 2011

O governo anunciou hoje de manhã a subida da taxa do IVA sobre o consumo de electricidade e gás natural dos actuais 6% para 23%, com efeitos a partir de Outubro próximo, estimando desta forma aumentar as suas receitas com o IVA em 100 milhões de euros, por trimestre.

Depois de no início do ano as tarifas eléctricas terem aumentado 3,8%, com mais esta subida de 16% no último trimestre, no início de 2012 as famílias portuguesas verão a sua factura eléctrica agravada em pelo menos 20,4%, quando comparada com Janeiro de 2011, ao mesmo tempo que muitas delas caíram no desemprego ou viram os seus salários e pensões diminuir.

Com esta medida que irá afectar mais de 6 milhões de consumidores em Portugal, as empresas e as famílias portuguesas passam a suportar das tarifas eléctricas mais elevadas dentro do espaço comunitário, isto num dos países com mais baixo poder de compra. O que quer dizer que, em paridades de poder de compra, Portugal terá a partir de Outubro próximo as tarifas eléctricas mais elevadas dentro do espaço comunitário.
A aprovação desta medida que terá um impacto extremamente negativo não só sobre os orçamentos familiares como também sobre os custos de produção das nossas empresas, prova que o actual Governo PSD/CDS mente quando pretende mostrar-se preocupado com a competitividade das nossas empresas, já que ao aprová-la aumenta automaticamente os custos de produção e reduz essa mesma competitividade para níveis incomportáveis para muitas delas, contribuindo assim para a sua falência.