quarta-feira, 3 de maio de 2017

Em Calheiros mau ano económico de investimentos


A prestação de contas em Calheiros traduz mau ano económico de investimentos

A CDU – Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV, na sessão da assembleia de freguesia de Abril, apresentou a sua apreciação das contas da Junta de Freguesia e colocou um conjunto de questões prementes e pertinentes do quotidiano da freguesia.

A prestação de contas do ano económico de 2016 revelam grau de execução muito baixo
O Plano Plurianual de Investimentos (PPI) é das actividades mais relevantes da Gestão Autárquica. O PPI, de horizonte móvel de quatro anos, inclui todos os projectos e acções a realizar no âmbito dos objectivos estabelecidos pela autarquia local que impliquem despesas orçamentais a realizar por investimentos.
 Da análise da execução do Plano Plurianual de Investimentos, apresentado na assembleia de freguesia de Calheiros, ressalta de que o grau de execução orçamental ficou muito abaixo do previsto – 43,7% é globalmente muito baixo.

A CDU – Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV considera que o grau de execução reflete desmedida dose inflacionária, traçada nos objectivos, de elaboração dos documentos previsionais ou seja dos planos de actividades e orçamentos.

É urgente a resolução de questões prementes e pertinentes na freguesia
A CDU apresentou um conjunto de questões, como a necessidade de ser precisada a situação actual em relação à regularização dos limites do território da freguesia, ou seja as suas fronteiras;
Foi levantada a questão pertinente do conhecimento de que estará um marco miliário colocado no jardim do passo do marquês que se supõe seja pertença da freguesia de Calheiros, a ser verdade este dado; o que vai fazer a junta para o recuperar, já que para além de possível património da freguesia fará parte da história e da cultura do povo e da nossa freguesia.
Relativamente às áreas florestais ardidas, foi posta a pergunta - se já existe projecto para a sua reflorestação.
E recolocamos novamente o problema da falta de iluminação pública, já levantada em assembleias anteriores, chamando a atenção para lugares, ruas e caminhos que não tem electrificação pública.

AS AUTÁRQUICAS 2017
A CDU afirma-se como espaço de intervenção unitária e participação cívica de milhares de homens e mulheres sem filiação partidária que reconhecem na CDU o seu percurso de trabalho, honestidade e competência e a identificam como espaço privilegiado de intervenção e contribuição para o progresso e desenvolvimento locais. Um espaço de intervenção que se assume com projecto e identidade próprias, que se recusa esconder em falsos projectos «independentes» que, a coberto de candidaturas de cidadãos eleitores, acolhem, na maioria das situações, disfarçadas coligações, arranjos partidários ou espaço de promoção de ambições pessoais ou dos interesses dos grupos económicos.
(Extraído da edição Boletim CDU de Abril 2017)