quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sobre a reunião da assembleia municipal de setembro

Apontamentos sobre a reunião da assembleia municipal de setembro

A eleita da CDU na assembleia Municipal de Ponte de Lima revela apontamentos sobre a sessão do órgão deliberativo municipal realizada no passado dia 17 de setembro.

Sandra Fernandes começa por assinalar as dificuldades que se revestiu a preparação desta reunião motivada pelo pouco tempo disponibilizado para a consulta e análise da documentação a ser discutida e votada, já que esta assembleia coincidiu com as festas concelhias “Feiras Novas” e por isso mesmo toda a documentação só fui disponibilizada já no limite do tempo mínimo que a lei obriga.

* Na votação do "Estudo urbanístico para efeitos do cumprimento do disposto das alíneas a) e f) do artigo 53 do Regulamento do Plano de Urbanização de Ponte de Lima - Processo de Obra nº 381104 - requerente: Flower Turismo, Lda. ". Nesta matéria só foi facultado um mapa, que para uma avaliação consciente e com rigor por si só não é elemento suficiente. Faltou de facto o acesso a elementos fundamentais já que se trata de um estudo urbanístico. Por isso a CDU considera não se poder votar uma questão destas de olhos fechados.

* Na votação da "Declaração de Rectificação da Área de Reabilitação Urbana de Ponte de Lima", esta rectificação ao Plano de Reabilitação Urbana aprovado por unanimidade em 2011, acrescenta fundamentalmente um conjunto de benefícios para a recuperação do edificado. Nesta questão o mais importante seria encontrar uma solução de projecto conjuntamente com as partes interessadas para a efectiva recuperação do edificado.

* Sobre a votação da "Delimitação da Área de Reabilitação Urbana Adjacente ao Núcleo Central"; é na prática uma extensão do Plano de reabilitação urbana abrangendo diversas freguesias circunvizinhas à sede do concelho, designadamente, Arcozelo, Feitosa, Ribeira, Correlhã, Arca, Santa Comba, Brandara, Refóios do Lima, Fornelos e Sá. Ressalta de que do projecto/estudo elaborado pelo município-ARU é referido “a existência de uma área, com cerca de 15 ha, associada à exploração de granito, atualmente em fase de abandono da atividade (núcleo de antiga exploração de granito de Stº Ovídeo). A indústria extrativa a céu aberto é uma das principais fontes de degradação da qualidade ambiental, resultando numa alteração do original, no desequilíbrio dos sistemas naturais e em paisagens com baixo valor. Prevê-se no futuro a sua reconversão e requalificação”.
Em matéria de reabilitação urbana seguindo a coerência das nossas posições anteriores, consideramos aprovar o proposto pelo município.

* Em relação à “Proposta de isenção de IMT – Emissão de parecer vinculativo a que refere o nº 4 do artigo 10º do CIMT para reconhecimento do benefício fiscal de isenção de IMT nos termos da alínea b) do artigo 6º do CIMT; A empresa Quinta da Lagoeira – Investimentos, SA que integra o universo do grupo Predilethes, pretende a aquisição do prédio rústico sito no lugar de Sabadão/Arcozelo, pertença do município, para instalação de uma central de produção de betuminosa para o qual pede a isenção de IMT. Além da proposta apresentada ser confusa e não conter elementos imprescindíveis para uma avaliação criteriosa. Não pode ser de animo leve ou de qualquer maneira a instalação de uma Central de produção de betuminoso já que os resíduos de construção e demolição podem conter constituintes poluentes pelo que o seu poder contaminante necessita de ser avaliado, assim como outros elementos nocivos. A CDU e a eleita comunista na assembleia municipal dado os riscos de uma Central deste tipo manifestam as suas reservas e oposição à instalação da mesma no local proposto apresentado na proposta pelo Presidente da Câmara Municipal.

* A discussão e votação da "Proposta de Benefícios Fiscais 2017"; a receita é sempre a mesma. Os itens dos benefícios fiscais são apresentados em conjunto, por este facto; não temos outra alternativa senão rejeitar esta forma de apresentação de benefícios fiscais.

* Sobre a autorização da proposta de "Aquisição de vários prédios rústicos” Consideramos que a proposta está bem fundamentada, os objetivos são válidos vêm ao encontro do que temos defendido de o município investir e proceder à criação de estruturas para o desenvolvimento económico do Concelho. Mas também entendemos que será necessário promover uma campanha forte de angariação para colocação de empresas no local para que os objectivos e efeitos práticos sejam concretizados em absoluto.

Ponte de Lima, 20 de setembro de 2016

A eleita da CDU na assembleia Municipal