segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Em Arcozelo a CDU não passa cheques em branco para o que quer que seja!

Em Arcozelo a CDU mais e outra vez manifesta que não passa cheques em branco para o que quer que seja

Na passada sexta-feira efectuou-se a sessão ordinária do mês de setembro da assembleia de freguesia de Arcozelo, o Camarada João Francisco Gomes com responsabilidade, com coerência, e com determinação expôs energicamente as posições e sugestões da CDU nesta reunião do órgão deliberativo.

Sobre a 1ª revisão do Orçamento, o eleito comunista manifestou: estamos perante uma falta de ética democrática do executivo da junta de freguesia para com o órgão deliberativo que fiscaliza a actividade da junta; já que os mapas previsionais não os acompanha a deliberação da reunião da junta para o efeito e a nota justificativa, ou seja, os fundamentos explicativos das modificações orçamentais, por isso considerou a apresentação desta revisão orçamental incorrecta por falta de elementos necessários e obrigatórios, e advertiu; não se deve iludir os membros eleitos desta assembleia de freguesia pedindo o seu aval em matérias que requerem de exactidão e de transparência financeira e democrática. E deixou ficar bem claro que a CDU mais e outra vez manifesta que não passa cheques em branco para o que quer que seja. Tendo concluído; perante este tipo de procedimentos não contem com a nossa aprovação.

No prosseguimento da sua participação nesta assembleia de freguesia, João Francisco Gomes, opôs-se à proposta para a aquisição de equipamento informático para a sede da Junta de Freguesia que implica o pedido de um empréstimo de cerca de vinte mil euros. Nesta matéria o eleito da CDU apresentou sugestões concretas da existência de outras formas de adquirir estes meios informáticos sem custos para os cofres da autarquia de Arcozelo, considerou ainda que esta proposta é contrária aos interesses da freguesia. A Junta de Freguesia tem à sua disposição mecanismos e ferramentas que permitem a aquisição de equipamento informático sem acarretar gastos financeiros aos cofres da autarquia.


O eleito da CDU no final da reunião declarou rejeitar a apresentação do requerimento da INERBRITAS a pedir perdão das rendas em atraso, por não ser matéria da competência da assembleia de freguesia, argumentando; ora aqui temos mais uma vez a Junta de freguesia a remeter para este órgão autárquico, matéria da gestão de terrenos baldios. Perante a lei dos baldios e a legalidade o ainda gestor “precário” dos baldios, a Junta de Freguesia, terá que resolver esta situação com a assembleia de compartes dos baldios da freguesia de Arcozelo e não com esta assembleia de freguesia que é um órgão autárquico e não um órgão social dos baldios.