terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo


Comunicado ENVC         
Terça, 18 Fevereiro 2014 11:59

O PCP tem acompanhado ao longo dos anos o evoluir da situação dos ENVC, defendendo-os como empresa pública e denunciando e intervindo contra as malfeitorias que os vários governos e administrações têm feito à empresa. Foram muitas as propostas apresentadas pelo PCP em defesa desta empresa que sempre considerámos fundamental para o desenvolvimento da região e para a construção naval indispensável ao país.

 Assim, face à grave situação por que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo estão a passar, o PCP:

 1- Considera indispensável que, no âmbito da Comissão de Inquérito que, por proposta do PCP, iniciou o funcionamento a semana passada na Assembleia da Republica, se apurem as responsabilidades e os responsáveis.

 2- Assinala que, independentemente do apuramento que venha a ser feito, o Estado, proprietário dos ENVC, deve garantir emprego com direitos a todos os trabalhadores.

 3- Sublinha que, continuando a construção dos asfalteiros garantida a favor da empresa ENVC, é justa a reivindicação, que o PCP apoia, de que devem ser criadas as condições para que a construção comece de imediato. Apenas isso garantiria trabalho para todos os actuais trabalhadores e para outros tantos durante os próximos três anos.

 4- Reclama que esta unidade se mantenha como empresa de base de construção naval, prosseguindo o historial de 70 anos dedicados à construção, com reconhecida competência, de mais de duas centenas de navios.

Hoje e no futuro a luta é em defesa dos direitos de quem trabalha e trabalhou nos ENVC e do carácter público desta empresa estratégica para a região e para o país.

 O PCP apela à unidade de todos os trabalhadores, e das suas Organizações Representativas, confiando que por mais apertadas que sejam as curvas do processo, a luta continua sendo, agora e sempre, o caminho.


 Como sempre, o PCP confirma a sua solidariedade para com a justa luta dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e reafirma que os trabalhadores podem sempre contar com o PCP.