Os Comunistas na Assembleia Municipal
Sessão Ordinária de 22 de Dezembro de 2012
João Gomes (Noas) abordou o plano de
actividades e orçamento do município para o ano de 2013, destacando: giramos à volta dos mesmos projectos de ano
a ano que revela a inercia da planificação de gestão do município de Ponte de
Lima em encontrar outros caminhos que conduzam a outro rumo e a outra política
autárquica que visem empreendimentos de projectos de grande escala estruturante
para o desenvolvimento económico e social do Concelho. Os
projectos que nos são apresentados só avançarão se tiverem financiamento
comunitário garantido, por isso de ano a ano mantem-se a maior parte dos
projectos a concretizar.
Na contribuição
participativa para a elaboração deste orçamento sugerimos e propusemos
importantes aspectos que a serem seguidos contribuiriam grandemente para uma
política de gestão autárquica harmoniosa para o desenvolvimento do Concelho.
É imperioso que o município abandone a
apetência por obras com implantação de muita pedra que são em dias invernais,
mantos de águas que alagam as ruas da Vila. É hora da acção do município virar
a gestão autárquica para projectos estruturantes prioritários para o
desenvolvimento económico e social do Concelho.
Considerou ainda a necessidade de a Implementação de Um
Projecto para solucionar o problema da desertificação do concelho quer no
centro histórico da Vila quer ao nível das freguesias mais rurais implementando
as medidas necessárias para iniciar a requalificação da zona urbana, nomeadamente
na recuperação do edificado;
(Continuamos a pugnar que o projecto ponte de lima uma Vila a proteger e a reabilitar deve ser considerado como prioridade fundamental. O Município tem os mecanismos criados para poder liderar este processo que tenha em conta uma solução de nível local, conjuntamente com os proprietários do edificado do Centro Histórico, aonde poderão estar Sociedades de Reabilitação Urbana)
(Continuamos a pugnar que o projecto ponte de lima uma Vila a proteger e a reabilitar deve ser considerado como prioridade fundamental. O Município tem os mecanismos criados para poder liderar este processo que tenha em conta uma solução de nível local, conjuntamente com os proprietários do edificado do Centro Histórico, aonde poderão estar Sociedades de Reabilitação Urbana)
Nos assuntos de interesse para o município, enquadrou o problema do aumento do desemprego no Concelho e a importância dos ENVC – Estaleiros Navais de Viana do Castelo como empresa pública, e estrutura âncora do desenvolvimento da região, empresa vital para assegurar os postos de trabalho directos e indirectos e a economia da Região.
Tendo referido ainda que, na verdade, o processo de
reprivatização dos Estaleiros Navais é um crime. Um crime contra os
trabalhadores e as populações, um crime contra a região, um crime contra o
país. E esse crime tem responsáveis: o PS, o PSD e o CDS, que figurarão na
História como os coveiros dos Estaleiros de Viana. Mas esse crime vai ter beneficiário: o capital, que a
preço de saldo vai ficar com uma das empresas de construção naval mais
prestigiadas do mundo.
Como exigem os trabalhadores e todos aqueles
que defendem a continuidade desta empresa nas mãos do estado, este processo de
privatização dos ENVC, empresa estratégica para o país, tem que ser derrotado,
assim como foi o processo da TAP.
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Existe um conjunto de professores a prestar serviço nas chamadas “Actividades de Enriquecimento Curricular”, todos sem qualquer garantia de estabilidade ou de acesso aos direitos assegurados pelo Estatuto da Carreira Docente. Ou seja, embora exista um significativo conjunto de necessidades permanentes no sistema educativo, quer seja considerado ao nível de escola, agrupamento ou mesmo regional, essas necessidades não dão lugar à necessária expectável abertura de vagas nos concursos gerais de colocação e recrutamento de professores.
Nesta matéria consideramos e continuamos a pugnar que as actividades de enriquecimento curricular se são importantes para as crianças e para o seu desenvolvimento, devem ser integradas no funcionamento normal das actividades lectivas, e não no seu modelo de implantação e o seu financiamento deficiente, tendo o PCP denunciado permanentemente o modo como os concursos são realizados, os vínculos precários com os docentes, e a sua baixa remuneração.
O município não tem gerido correctamente a
aplicação dos métodos para o concurso de recrutamento de técnicos, não chega
propalar do “alto da cátedra que a
metodologia utilizada em Ponte de Lima tem nota positiva do Ministério da
Educação” e depois fechar os olhos a práticas de métodos incorrectos. O
processo de actualização dos métodos para implementação das actividades de
enriquecimento curricular não parou em 2006, como tudo na vida este processo
move-se e actualiza-se, a sua regulamentação tem novas exigências e
procedimentos consagrados em legislação recente, naturalmente fruto da experiência acumulada dos anteriores anos
lectivos, e também no acompanhamento das AEC que beneficiaram desta experiência
acumulada. Não sabemos se foi o caso em Ponte de Lima, pelos vistos não?
As sugestões apresentadas por a eleita da CDU como contributo para a correcção de anomalias e para a lisura do processo de abertura do procedimento e critérios de selecção dos candidatos às várias áreas de ensino das AECs foram chumbadas pela maioria CDS/PSD na assembleia municipal de ponte de lima.
Levou ainda ao conhecimento do plenário deste órgão municipal que o Governo continua a ofensiva sem paralelo contra o Poder Local Democrático.
Depois do
pacote de leis adaptadas à
Administração Local, o Governo
pretende agora alterar o regime jurídico das autarquias locais e aprovar o
estatuto das entidades intermunicipais. Com esta opção o que o Governo pretende
é travar a concretização das regiões administrativas; cria umas pseudo-regiões
para não ter que criar as regiões previstas na Constituição.
Esta diferença de tratamento é para esvaziar os municípios das suas mais importantes competências, transferindo-as para entidades intermunicipais. A inclusão da organização e funcionamento de serviços municipais na lista de competências a delegar serve o objectivo de concentração destes serviços, dando-lhes uma dimensão que permita a sua posterior privatização. Esta concepção de descentralização pretende abrir caminho para o esvaziamento das competências dos municípios.
Esta ofensiva sem paralelo contra o Poder Local Democrático
conta com a determinada oposição do PCP.
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