segunda-feira, 19 de junho de 2023

“Defender e valorizar a floresta e prevenir incêndios “

 


Sessão Pública “Defender e valorizar a floresta e prevenir incêndios “

Em Ponte de Lima o Partido Comunista Português realizou ontem, domingo, no Largo da Freiria na freguesia de Arcozelo uma Sessão Pública que contou com a participação de João Frazão da Comissão Política do Comité Central do PCP.

Nesta sessão pública num Concelho em que os espaços florestais ocupam 57% da área total dos quais 36% (6 550 ha) são baldios, abordaram-se aspectos importantes e fundamentais para a Defesa e Valorização da Floresta e Prevenção de Incêndios.

Foram realçadas medidas para valorizar a floresta que tem de se centrar no rendimento dos produtores, na defesa dos Baldios e do seu uso e gestão pelos compartes, com os apoios necessários e também com mais meios humanos, técnicos, financeiros e materiais para assegurar a prevenção e designadamente a necessária limpeza das florestas.

Só assim se assegurará, no quadro de uma política patriótica e de esquerda, o objectivo de garantir o aproveitamento e preservação dos recursos hídricos e agroflorestais do solo e áreas de uso agrícola e o ordenamento florestal que privilegie o uso múltiplo, as economias locais e a função ambiental da floresta.

Mereceu ainda destaque o facto de uma área de 22 hectares de terrenos baldios alienada ao Município para implantação do Polo Industrial do Granito de Arcozelo, considerada uma infraestrutura industrial fundamental, para o desenvolvimento económico do Concelho e da freguesia, inaugurada vai para dois anos, estar praticamente desocupada. É imperioso que o investimento de 5,4 milhões de euros seja traduzido de facto no desenvolvimento e na criação de riqueza e bem-estar para as comunidades locais.

Ponte de Lima, 19 de Junho de 2023

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP