terça-feira, 24 de maio de 2022

Conclusões da reunião da Concelhia do PCP

 

Sobre a reunião da Comissão Concelhia de Ponte de Lima

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP, reunida a 21 de maio, analisou a situação política e social, factos e acontecimentos no concelho e traçou tarefas para os próximos meses.

Nesta reunião foram abordados preocupantes aspectos da vida laboral dos trabalhadores do Concelho, nomeadamente:

*  A grave situação do abandono pelo patronato explorador da Pedreira (cujo paradeiro é desconhecido), sita na freguesia da Ribeira, “denominada pedreira de Serdedelo” fugindo sem pagar os salários devidos aos trabalhadores que ficaram em condições sociais muito vulneráveis;

* A utilização cada vez mais frequentes de recursos prolongados de lay-off por empresas do Concelho, caso da ZF, com consequências graves na redução de salários e rendimentos dos trabalhadores.

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP foi com apreensão que tomou conhecimento da autorização para a efectivação da obra, da noite para o dia, na zona envolvente do Cristo Rei na Ribeira, não atendendo o município à contestação dos moradores da freguesia e das entidades eclesiásticas que consideram que a colocação de reservatórios de combustíveis no local ameaça perigosamente a segurança da população e do conjunto arquitetónico envolvente.

Os membros da Concelhia apreciaram com indignação o aumento das taxas da água pela ADAM, verificadas na facturação recente. Pugnamos pela reconversão do acordo com a empresa das águas e pelo retorno à gestão do município do sistema das águas. A água é um bem público, não um negócio! Foram ao mesmo tempo analisados aspectos do aumento do custo de vida que está a afectar fortemente sectores mais vulneráveis do concelho, como idosos, trabalhadores com baixos salários. A cada dia que passa o salário e a reforma ficam mais curtos para despesas cada vez maiores.

Definiram ainda fazer um apelo e alerta às autoridades competentes para que seja feita uma sistemática vigilância a indícios de focos de assédio a jovens na zona de veraneio do rio lima, abaixo do açude na margem direita.  

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima definiu tarefas e iniciativas imediatas a levar à prática da vida político-partidária, tais como:

* A realização de uma grande iniciativa no dia 3 de julho com a presença do Secretário-Geral do Partido, Camarada Jerónimo de Sousa, na freguesia da Correlhã no espaço da quinta do Magalhães que consta de um almoço de convívio de afirmação e reforço do Partido no Concelho e no Distrito;

* A preparação e edição do Boletim Informativo CDU referente ao 1º semestre da actividade dos eleitos nos órgãos autárquicos a ser distribuído brevemente pela população;

* A recolha de assinaturas para o abaixo-assinado por mais e melhores transportes públicos, a preços acessíveis.

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP saúda a recente manifestação nacional dos trabalhadores da administração pública e em particular ao significativo número de trabalhadores do Município que aderiram à greve nacional de luta;

E exorta à mobilização em defesa da paz e contra a guerra, pelos direitos dos povos, pela cooperação e a segurança na Europa, pelo respeito dos direitos da Carta das Nações Unidas e da Acta Final da Conferência de Helsínquia.

A terminar a Concelhia do PCP apela aos trabalhadores e às populações que se mobilizem, que façam ouvir a sua indignação e protesto contra o aumento do custo de vida e travem com a sua acção o processo em curso para subir preços, aumentar juros, promover a especulação e atacar direitos e condições de vida dos trabalhadores, dos reformados, das populações.

Maio de 2022

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP