quinta-feira, 5 de julho de 2018

O embuste irreal do Município para impedimento da realização de Exposição sobre Karl Marx


O Município de Ponte de Lima (CDS/PP) através de argumentos habilidosos indeferiu o pedido de espaço municipal ao PCP para a exposição dos 200 anos do nascimento de Karl Marx. Depois da primeira recusa; este pedido foi reformulado para reconsideração do Senhor Presidente da Câmara Municipal.

Em comunicações por correio electrónico assinadas pela Biblioteca Municipal - Divisão de Educação e Cultura, é dito á Concelhia do PCP “No seguimento do correio electrónico enviado ao Sr. Presidente da câmara Municipal de Ponte de Lima a solicitar a cedência de um espaço municipal para realização de uma exposição sobre 200 anos do nascimento de Karl Marx, encarregou-me o Senhor presidente, Eng.º Vítor Mendes, de informar V. Exas que o pedido foi indeferido. Mais informo que este indeferimento se deve ao facto dos espaços e serviços municipais não possuírem disponibilidade de acolher a importante exposição nas datas pretendidas, pois colide com outras exposições já previstas no plano anual de atividades do ano de 2018 dos mesmos serviços e espaços municipais”.

Em resposta á reformulação do pedido é também dito “Encarregou-me o Sr. Presidente de informar que o edifício da Biblioteca Municipal e da Torre da Cadeia se encontram indisponíveis para acolherem a exposição alusiva aos 200 anos do nascimento de Karl Marx até ao final do ano de 2018”… “De ressalvar que a Biblioteca Municipal tem patente no seu serviço um destaque com dois painéis intitulados “Karl Marx: o essencial do legado: 200 anos depois”, desde o dia 02 de maio até ao dia 31 de julho.”

Para nosso espanto e indignação no dia de hoje - 04 de Julho - feita uma visita á Biblioteca Municipal deparamos que tais painéis não existem, por a biblioteca não possuir, conforme informação obtida, nenhum material para o efeito, apesar de a Agenda Cultural de Ponte de Lima do mês em curso, referir a exposição “Karl Marx: o essencial do legado: 200 anos depois” até 31 de Julho neste espaço.

A Concelhia de Ponte de Lima do PCP considera toda esta conduta um embuste vergonhoso e uma desculpa de mau pagador, de quem actua na base do engano social e do preconceito político-ideológico e gere a coisa pública como se fosse sua propriedade, desrespeitando os mais elementares princípios de convivência democrática entre forças políticas e sociais.

Só tal atitude poderá justificar que espaços municipais que já acolheram a exposição comemorativa dos 90 anos do PCP e a exposição sobre o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, não possa agora acolher a Exposição comemorativa dos 200 anos de Karl Marx, personalidade que com a «elaboração dos fundamentos do materialismo dialéctico e do materialismo histórico, com as suas descobertas no domínio da filosofia e da economia, Marx, em estreita colaboração com Engels, deu à classe operária, aos povos, a todas as forças do progresso, um poderoso instrumento de análise e uma arma de luta e combate.» (Álvaro Cunhal na Conferência Internacional «Karl Marx e o nosso tempo», 1983).

A Concelhia do PCP afirma que não se resigna com atitudes discricionárias da autarquia de Ponte de Lima e de que continuará a sua luta diária para combater sinais ameaçadores e antidemocráticos, que constituem verdadeiros factores de deficite democrático no Concelho

Ponte de Lima, 04 de Julho de 2018

A Comissão Concelhias de Ponte de Lima do