quarta-feira, 6 de junho de 2018

A sustentabilidade do Comércio Local e a carência de serviços de vai-vem de transportes

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP reunida recentemente, abordou a situação do Comércio Local tendo feito chegar a sua posição ao conhecimento do Presidente da assembleia municipal, do Presidente da junta de freguesia de arca e ponte de lima e do Presidente da AEPL – associação empresarial para ponderação e promoção de iniciativas que vão ao encontro de soluções efectivas que contribuam de forma objectiva e construtiva para solucionar o definhamento e a recessão das actividades económicas e financeiras deste importante sector da vida económica e social do Concelho.

Já em 15 de Outubro de 2010, o PCP propôs na elaboração das grandes opções do plano e orçamento municipal para o ano de 2011, a aquisição a curto prazo de miniautocarros não poluentes para fazer a ligação entre as várias artérias da Vila e a Central de camionagem, como meio importante de apoio e revitalização do comércio tradicional.
O Município e a vereação CDS/PP até aos dias de hoje não consideraram a necessidade de dar corpo a esta sugestão/proposta que a cada dia que passa é mais premente a sua concretização.

A sustentabilidade do Comércio Local e a carência de serviços de vai-vem de transportes
A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP – Partido Comunista Português tomou conhecimento de que os autocarros das carreiras diárias para os vários pontos do Concelho, deixaram de apear e recolher passageiros nas principais artérias urbanas da vila, o que coloca constrangimentos diversos ao Comércio local e à população em geral.

A actividade económica e social em todas estas áreas é constituída por um vasto número de pequenas empresas do comércio local, na sua maioria de génese familiar. Estes estabelecimentos debatem-se com sérios problemas, que em diversos casos ameaçam o próprio futuro da sua actividade. Tal situação precisa urgentemente de soluções que contribuam para alterar a situação.

São sabidos os impactos prejudiciais da deslocação de estruturas físicas e de serviços do centro histórico para outras zonas da vila sem que fossem tomadas as medidas alternativas para minimizar os efeitos que causariam na vida e na sobrevivência do comércio tradicional.
Há muitos anos que a estrutura local do PCP recomenda a adopção de medidas de apoio ao comércio local, como a aquisição pelo Município de Mini-autocarros, não poluentes, para prestação de serviços municipais de vai-vem na ligação ao Centro Urbano a partir da Central de Camionagem.

Também em 24 de Fevereiro na assembleia municipal, o eleito da CDU, manifestou-se sobre a “Redução de Taxas da Feira Quinzenal”, tendo expressado:
1.       Causa-me alguma estranheza a redução de taxas da feira quinzenal, até porque os argumentos utilizados não me parecem reflectir a realidade, os quais destaco “… um substancial aumento de negócios para a restauração e comércio local ”, isto porque, e desconheço a existência de estudos sobre esta matéria, presumo que essa medida irá beneficiar essencialmente um universo de pessoas que na sua maioria nem residentes no concelho são e incoerentemente e contraditoriamente, aumenta-se a tarifa de água e saneamento, cujo aumento, esse sim, atinge uma grande parte da população Limiana.

2.       Não está em causa a redução de taxas da feira quinzenal, ou pretender-se de alguma forma discriminar ou estabelecer preferência entre os feirantes residentes ou não residentes, pois sempre foi “bandeira” desta terra receber bem quem nos visita ou quem cá faz os seus negócios, mas sim os princípios de desigualdade da qual a mesma enferma.

3.       Votamos a favor desta medida com a reserva do benefício da dúvida, na esperança que a mesma se reflectirá numa medida benéfica para os feirantes, comércio e população local.

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP solidariza-se com a preocupação dos comerciantes na sustentabilidade das suas actividades económicas que estão em definhamento devido a actos precipitados com falta de critérios. Assim sugerimos ao Município de Ponte de Lima que também olhe para este sector da economia do Concelho com a importância que lhe é devida e procure a implementação das medidas necessárias que contribuam para melhorar o funcionamento e a sustentabilidade dum sector fundamental para o desenvolvimento económico e social locais.


 Ponte de Lima, 05 de Junho de 2018