terça-feira, 2 de agosto de 2016

Sobre a deplorável situação da zona residencial das Regadas, em Arcozelo


A falta de sensibilidade social do município e da Junta de Freguesia de Arcozelo para a resolução da situação deplorável da zona residencial das Regadas

Continuando o seu trabalho persistente de apoio às populações, a CDU – Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV esteve no sábado – 30Jul2016 – na Zona residencial das Regadas na freguesia de Arcozelo/Ponte de Lima, correspondendo a uma denúncia de moradores desta zona. As questões em causa prendem-se com a reivindicação de melhores acessos, e o reforço da segurança pública e rodoviária.
A CDU lamenta a falta de sensibilidade social, quer do município, quer da Junta de Freguesia de Arcozelo para a resolução da situação deplorável desta zona habitacional, que continua a ser um calvário para os moradores, que há vários anos vem repetidamente alertando aqueles órgãos autárquicos por todos os meios disponíveis para que seja dada resolução a esta gritante e caótica realidade. E que respostas obtém? Do Município que o processo de requalificação e reabilitação da zona em causa já está em curso. E acrescentamos nós, mas sem data. A Junta de Freguesia de Arcozelo lamentavelmente nem sequer deu resposta, limitando-se, segundo se sabe, a mandar recado por uma funcionária de que a situação em questão não diz respeito às competências da mesma. E dizemos nós, é de quem? Será do “Pilatos lava-as-mãos”?

Perante tanta desumanização destes órgãos das autarquias locais, repugnamos os critérios definidos de prioridades de obras do município e da junta de freguesia que revelam que os problemas concretos das populações são relegados para segundos e terceiros planos. Não se compreende que, perante estas enormes carências, sejam disponibilizadas altas verbas das autarquias para a construção de relvados sintéticos em detrimento da resolução de graves carências de beneficiação como esta da zona residencial das Regadas, ou para obras feitas a todo o gás para criar estruturas e fornecimento de água grátis para o 84º encontro internacional de campismo, caravanismo e autocaravanismo. Deixamos ficar bem claro que estamos de acordo que devem ser dadas todas as condições de apoio logístico e de protecção ambiental a estes eventos, mas é também de toda a justiça dar resolução a graves problemas que afectam as populações e que carecem de resolução imediata.
 
As imagens captadas do local são o testemunho real que não deixam dúvidas de estarmos perante um grave e perigoso problema de segurança pública, assim é demonstrado pelas crateras a céu aberto, e ainda pela ocorrência de inundações frequentes em tempos chuvosos em que constantemente é pedido o socorro dos bombeiros, este local está completamente votado ao abandono e é de facto um caso alarmante de falta de segurança pública devido ao número de crianças existentes que brincam na rua, cujos pais temem pela segurança das mesmas.

A CDU – Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV reafirma o seu compromisso em continuar a dar voz às legítimas reivindicações dos moradores da zona residencial das Regadas, em Arcozelo, pela defesa do direito de melhores condições de vida e em levar até ao fim a exigência de uma intervenção firme da Câmara Municipal de Ponte de Lima e da Junta de Freguesia de Arcozelo em tempo breve para que sejam ultrapassados os atrasos a que têm sido sujeitas as necessárias obras de requalificação e reabilitação desta zona habitacional.

Ponte de Lima, 01 de agosto de 2016

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do Partido Comunista Português