segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Preocupante situação na Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição

 

Sobre a Situação na Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição

Recebemos com espanto e preocupação a notícia da demissão do Presidente da direcção da Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição equiparada a uma IPSS, evocando para tal argumentos preocupantes quanto ao futuro e actuais cuidados aos utentes na área da saúde, a higiene e as condições laborais dos trabalhadores da Instituição.

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP – Partido Comunista Português no mês de junho passado, aquando do anúncio da direcção desta Instituição de avançar com o processo faseado de despedimento colectivo de trabalhadores, manifestava apreensão quanto ao futuro da prestação de cuidados e assistência a idosos, e sugeria a necessidade de valorização dos trabalhadores em toda a sua vida laboral permanente.

Vemos com muita preocupação as afirmações do Presidente demissionário, que passamos a citar “Coloca em causa políticas de gestão com vista à satisfação dos cuidados de saúde e psico-emocionais mais elementares dos utentes da instituição, nomeadamente escassa hidratação dos utentes, cuidados de higiene deficitários, agravamento de patologias existentes, falta de limpeza e higienização”. Perante tão grave e penosa situação é de questionar que tipo de gestão foi praticada na Instituição?

Ficamos ainda apreensivos quando é referido na notícia de que a falta de pessoal está a ter efeitos negativos nos cuidados dos utentes, levando aqueles que estão ao serviço a esgotamento e exaustão, ao mesmo tempo é promovida a precariedade recorrendo a contratos a termo para suprir as falhas. Não entendemos os 7 despedimentos ocorridos em junho e a não contratação de mais trabalhadores com vínculo efectivo, quando é referido bons resultados a nível económico-financeiro. O que significa que a gestão favoreceu a vertente economicista em detrimento da vertente social e humanitária.

Sabemos que o Governo nem sempre cumpre os acordos e contratos estabelecidos com as IPSS na área da saúde a tempos e horas, mas também sabemos que é possível renegociar protocolos com a segurança social para assegurar todos os postos de trabalho que terão de ser permanentes e com direitos.

 A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP manifesta a sua solidariedade e apoio para com os trabalhadores da Instituição e valoriza o seu empenhamento generoso na prestação de cuidados aos utentes da Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição

19Nov2021

A Comissão Concelhia de Ponte de Lima do PCP