quinta-feira, 9 de julho de 2020

Deputada do PCP na Assembleia da República, Diana Ferreira, visitou região do Rio Lima



A deputada do PCP – Partido Comunista Português na Assembleia da República, Diana Ferreira, em jornada de trabalho no âmbito das suas funções no Parlamento, visitou no passado dia 6 de julho, a região do Vale do Minho banhada pelo rio lima. Visita que se iniciou em Ponte de Lima, passou por Arcos de Valdevez e terminou em Ponte da Barca, tendo como ponto central a Bacia Hidrográfica do Rio Lima.
Em declarações à Comunicação Social, a deputada do PCP, afirmou que já tinha visitado esta região em março, exactamente, com as mesmas preocupações, no que diz respeito à poluição no Rio Lima.
Diana Ferreira, reuniu com a MOLIMA – Associação de Defesa do Rio Lima, em Ponte de Lima, e foi alertada para o facto de existir alguma falta de funcionamento das estações elevatórias que permitissem a recolha de todos os resíduos, de forma a que o rio não os acumule. Por outro lado, em Arcos de Valdevez, foi garantido pela Águas do Norte de que sempre que têm conhecimento de alguma avaria de pronto é intervencionada.
O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República vai exigir ao governo e ao Ministério do Ambiente que tenham e que sejam implementadas acções concretas para eliminar os focos de poluição do Rio Lima. Diana Ferreira salientou que é importante o acompanhamento e a fiscalização e que a responsabilidade máxima é do Governo, sendo que pode delegar noutras entidades, mas acima de tudo o Governo tem de garantir a fiscalização e sancionar aqueles que infrinjam as leis.
Acompanharam a deputada da Assembleia da República, delegações das organizações concelhias do PCP nas localidades visitadas. Para estas organizações locais esta visita foi muito importante, pois a poluição do Rio Lima é um tema sempre levantado pelos eleitos municipais da CDU e que uma intervenção mais próxima do Governo poderá ter mais força.
A deputada do PCP na Assembleia da República, Diana Ferreira, alertou ainda que tal como em todo o país, esta região também sofreu com a pandemia, nomeadamente em questões como o desemprego e a perda de salários e também as micro e pequenas empresas que sofreram com esta situação, garantindo que o PCP – Partido Comunista Português está também atento a esta situação.

Ponte de Lima, 09 de Julho de 2020
A Concelhia de Ponte de Lima do PCP