sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Total oposição à instalação de Industria Poluente na freguesia de Arcozelo

A CDU em Ponte de Lima reafirma a sua total oposição à instalação de Industria Poluente na freguesia de Arcozelo

Na Sessão Extraordinária de ontem da Assembleia de Freguesia de Arcozelo para a discussão das vantagens e desvantagens da instalação de uma Central de Betuminoso na Freguesia de Arcozelo, Paula Cristina Araújo, apresentou energicamente a posição da CDU – Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV sobre a instalação desta indústria com graus de enormes riscos poluentes, reafirmando:

Não é admissível que nos queiram impingir a instalação de uma central de produção de betuminoso, dados os riscos e a perigosidade de uma indústria deste tipo. Assim como persistem outras reservas, nomeadamente a falta de estudo de impacte ambiental do pretenso futuro Pólo Industrial do granito, já referenciado em anteriores assembleias.

A CDU não descortina qualquer tipo de vantagens com a pretensa instalação desta estrutura industrial. Antes pelo contrário as desvantagens são totais e plenas. O local destinado à sua pretensa instalação não se compatibiliza com as exigências de salvaguarda de interesse público, já que em linha recta fica a pouca distância de uma importante estrutura do âmbito de apoio social às populações e abrange um aglomerado residencial bastante populoso.
É sabido que os riscos e inconvenientes resultantes da exploração destes estabelecimentos industriais, são enormes, pois põem em causa a salvaguarda da saúde pública, a segurança de pessoas e bens, a qualidade do ambiente.

À CDU não restam dúvidas de estarmos perante o início de uma obra clandestina. É estranha a ligeireza e a forma confusa do lançamento de um projecto deste cariz por omissão de elementos imprescindíveis para uma avaliação criteriosa. Não pode ser de ânimo leve ou de qualquer maneira a instalação de uma central de produção de betuminoso. Espanta-nos a leviandade do Município em torno da falácia do embargo da obra á mistura com doses de cinismo e, é também muito grave a passividade da Junta de Freguesia de Arcozelo.

O comportamento destes órgãos autárquicos é um atentado aos interesses e á segurança pública da freguesia e da sua população ao permitirem que as obras para esta pretensa instalação tenham estado a ser efectuadas a toda a pressa sem que para tal existissem a autorização/licenciamento e os devidos estudos de avaliação de impacte ambiental; da prevenção e controlo de elementos de poluição; da prevenção de acidentes graves que envolvam substâncias perigosas; ou operação de gestão de resíduos perigosos.

Como representante da CDU nesta assembleia manifesto a total oposição à instalação desta monstruosidade em terrenos da nossa terra, isto não trás quaisquer vantagens para a freguesia. Exortamos todos os Arcozelenses a defender os interesses da Freguesia e a segurança pública e ambiental dos seus habitantes, reafirmando a nossa determinação nessa defesa. Contem com a CDU!

Nesta assembleia foi aprovada por esmagadora maioria a proposta de rejeição da instalação da Central de produção de betuminoso na freguesia, apresentada por um conjunto significativo de membros eleitos.


11Non2016 - O Gabinete de Imprensa da CDU