segunda-feira, 2 de maio de 2016

Sobre o Edifício Sede da Junta de Arca e Ponte de Lima


PRIORIDADES MENORES

O eleito da CDU, João Monteiro, apresentou na reunião da assembleia de Freguesia de Arca e Ponte de Lima, realizada no final de Abril, a questão pertinente da situação da Sede da Junta de Freguesia.

Causa-me especial estranheza, e provavelmente será um sentimento comum a muitos Limianos, o facto da sede da Junta de Freguesia de Arca e Ponte de Lima, funcionar em instalações, que além de pouco funcionais, são antigas, não possuem condições para o fim a que se destinam, nem tão pouco pertencem a nenhum órgão ou instituição pública local. Muito dificilmente alguém que não viva no concelho, conseguirá identificar ou associar o espaço a uma sede de Junta de Freguesia, devido às características do edifício em causa e à ausência de placa identificativa com as dimensões apropriadas.

São de questionar os motivos que impedem a deslocação da sede da Junta para um local ou espaço mais nobre que se coadune e sirva de uma forma minimamente condigna a população Limiana. Surge a suspeita se não estaremos indirectamente envolvidos numa guerra politica, da qual as únicas vitimas são os cidadãos, ou simplesmente perante uma excepção à regra em relação às restantes freguesias do concelho.  

 Foram recentemente recuperados espaços e edifícios que não justificam os avultados investimentos efectuados, isto porque somente são usados esporadicamente, sendo o exemplo mais fiel e elucidativo dessa realidade a Casa dos Sabores (Clara Penha).

 Também outras construções/remodelações, recuperações ou o que lhe queiram chamar, embora não queira pôr em causa a sua utilidade ou finalidade, cative de alguma forma os visitantes, quer nacionais, quer estrangeiros, foram direccionadas e sobrevalorizam aqueles que pontualmente e esporadicamente nos visitam, em detrimento dos que passam os 365 dias do ano no concelho e cá pagam todos os seus impostos.
 Daí cada vez ser mais paradigmático, nunca ter sido mencionado a necessidade de uma nova sede para a Junta de Freguesia de Arca e Ponte de Lima, e no sentido oposto terem sido elaboradas e rebuscadas justificações, cozinhados argumentos e fundamentos para a construção dos “Novos Paços do Concelho”, quando o(s) edifício(s)  onde os mesmos se encontram a  funcionar foram recentemente remodelados através de obras consideravelmente dispendiosas.

 A actuação do Município nesta e noutras matérias, traduz-se no desejo e objectivo de criar uma divisão administrativa ou geográfica “imaginária”, cuja linha delimitativa se encontra entre a zona antiga da Vila, devidamente ornamentada com estátuas e monumentos excessivos e supérfluos, de gosto no mínimo duvidoso, e a sua parte mais alta, em alguns casos completamente negligenciada e abandonada, a qual apelido e caracterizo de zona “in” voga e zona “out”.
Será provavelmente, esta sede da Junta de Freguesia de Arca e Ponte de Lima, aquela que possuirá piores instalações, comparativamente às existentes noutras freguesias do concelho, obrigando-me a citar o ilustre poeta António Feijó, e que me perdoe o plágio e ousadia, é que nas terras que tenho visto por toda a parte por onde andei …, sede da junta mais pobre nunca encontrei.

 Por fim, pergunto ao executivo da Junta de Freguesia de Ponte de Lima, para elencar as medidas tomadas e as diligências efectuadas para reverter esta situação ou se porventura se julga devidamente servido com as atuais instalações.