sexta-feira, 8 de abril de 2016

Agressões ambientais em Ponte de Lima

A FACE OCULTA DAS AGRESSÕES AMBIENTAIS EM PONTE DE LIMA

A Concelhia do Partido Comunista Português realizou hoje uma visita à zona montanhosa que conflui entre a freguesia de Calheiros e a freguesia de Arcozelo, tendo a delegação comunista ficado abismada com a panorâmica avistada desde esta zona até aos montados de extracção de granito das Pedreiras de Arcozelo, imagem que constitui uma alarmante face oculta das agressões ambientais em Ponte de Lima.
A estrutura local do PCP lembra que nos órgãos autárquicos do Município e das Freguesias e fora deles tem manifestado preocupação pelas questões do ambiente com a apresentação de sugestões como: a repovoação com vegetação autóctone das imensas crateras criadas com a extracção do granito nos montados das Pedras Finas; a adoção de medidas no plano municipal que visem assegurar uma eficaz limpeza do espaço urbano, pondo fim à falta de limpeza das ruas, das linhas de água e dos rios, à degradação das zonas verdes ou à falta delas.
A defesa do ambiente é indissociável de uma política municipal integrada, nas suas diferentes esferas de actuação: o saneamento básico, o abastecimento de água, a recolha dos resíduos sólidos, os espaços verdes, linhas de água, ruído e poluição, passando naturalmente pela preservação do património natural e por um urbanismo equilibrado que contribua para melhores condições e qualidade de vida para a população do Concelho.
O Município não pode ignorar que existe forte descontentamento da população relativamente à desoladora paisagem dos montes carecas que agridem o patrimônio monumental ao redor da margem do Rio Lima, à persistência de falta de limpeza das ruas e das linhas de água, degradação de espaços verdes em ruas e bairros. A verdade é que nesta área, como noutras neste concelho, se registam as consequências de uma gestão autárquica do CDS/PP, a partir das Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal que, ao longo de anos, não tomaram as medidas adequadas para garantir uma efectiva melhoria da qualidade de vida, aferida, designadamente, pela qualidade do meio-ambiente, do serviço de limpeza e de manutenção de algumas zonas verdes.
Em Ponte de Lima é real a inexistência de uma política ambiental municipal integrada e coerente nos seus diversos domínios. A Concelhia do PCP entende que é urgente e necessário por cobro à catastrófica situação da devastação da floresta nos montados das Pedras Finas e também ao acumular de erros passados e presentes nestes domínios. Ao mesmo tempo é premente uma campanha ecológica acompanhada de uma intervenção que vise elevar a sensibilização e educação ambiental, contínua, coerente e estruturada do conjunto da população e dos industriais das pedreiras em particular. É necessário o Município olhar com olhos de ver e ouvir com ouvidos de humildade. A arrogância e o autoritarismo não colhem bons ventos, só atrasam o desenvolvimento harmonioso do Concelho e danam o ambiente.
Ponte de Lima 07 de Abril de 2016
A Comissão Concelhia de Ponte de Lima

Do Partido Comunista Português


Imagens captadas por 
telemóvel