domingo, 13 de novembro de 2011

SOBRE A SITUAÇÃO NOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO


bandeira_pcp_partido_foice_martelo.jpgParte superior do formulário
Parte inferior do formulário
XOPQBNMKK

Sexta, 11 Novembro 2011
 A Célula do PCP tem vindo a acompanhar a grave situação em que se encontra os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, fruto de anos e anos de uma má gestão onde não foram aproveitadas todas as potencialidades desta unidade bem como todo o conhecimento adquirido por parte dos seus trabalhadores.
Hoje os trabalhadores dos estaleiros aguardam que seja apresentado o plano de reestruturação que o governo se comprometeu a entregar numa primeira fase até dia 2 de Setembro e, numa segunda fase, até ao final do mês passado, sendo que para além de muitas notícias sobre possíveis soluções nada ainda foi apresentado.


O PCP tem defendido um plano de viabilização que mantenha a empresa com as actuais características de empresa publica estratégica para o desenvolvimento da região e do país. Mas ao contrário do que foi "prometido" aos trabalhadores, ainda não existe plano de viabilização bem como quase todos os dias são confrontados com situações que o PCP considera inadmissíveis.


O PCP não pode deixar passar em claro três situações que se têm passado nos ENVC nas ultimas semanas, o que consideramos ser uma forma inaceitável de pressionar e desmotivar bem como de quebrar a unidade que os trabalhadores têm demonstrado nos últimos meses de que são exemplos as duas grandes manifestações realizadas em Viana do Castelo e em Lisboa.

- Extensão de saúde, há mais de um ano que a administração sabia que teria de informatizar a extensão de saúde dos ENVC (o que deveria ter sido feito até dia 31 de julho), para poder continuar a prestar os serviços que têm prestado até aqui aos trabalhares e ex-trabalhadores dos ENVC.

Não o tendo feito a administração colocou em situação bastante difícil todos os utentes deste serviço pois, agora a Administração Regional de Saúde considera não ser possível passar manualmente documentos para a realização de exames bem como receitas médicas entre outras.

Denunciando a intenção do Governo de acabar com este serviço (pelos vistos com a conivência da Administração) a Célula do PCP considera esta situação inadmissível, reclama a sua resolução, lembrando que, de acordo com a legislação em vigor, em caso de colapso do sistema informático(como é o caso) todos os documentos podem ser emitidos manualmente.
- Esvaziamento dos ENVC, desde Setembro passado as docas dos ENVC, encontram-se praticamente vazias. Ora, como é do conhecimento público,os Estaleiros têm uma considerável carteira de encomendas, sendo que não compreendemos a razão de não se ter começado já a construção de alguma delas. Temos vindo a afirmar que é fundamental que os Estaleiros executem as encomendas que têm em carteira, pois não há nada mais devastador para um trabalhador que estar meses a fio sem nada para produzir, a não ser que o objectivo por trás desta passividade seja a desmotivação e o desespero do trabalhadores.

- Atraso do pagamento dos salários. Segundo as notícias que são do conhecimento público houve um atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores dos ENVC. A Célula do PCP considera inadmissível esta situação ainda por mais, depois de o actual Presidente da Administração dos Estaleiros ter anunciado em plenários que realizou à algumas semanas, que os salários estariam garantidos até ao final do ano.
O PCP não pode deixar de denunciar aquilo que consideramos ser uma estratégia do Governo/Administração de procurar criar as condições para a privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tal como está escrito no Programa de Agressão assinado pelo PS,PSD e CDS com a Troika Estrangeira.

A Célula dos Estaleiros navais de Viana do Castelo do PCP manifesta uma profunda solidariedade para com os trabalhadores, assumindo o compromisso de tudo fazer para impedir estas intenções, e apela à unidade na defesa dos postos de trabalho/empresa, e à participação na Greve Geral de dia 24 de Novembro como forma de demonstrar o descontentamento em relação a esta situação bem como a todas as medidas contidas no pacto de agressão e lutar por um Portugal com futuro.
Viana do Castelo, 4 de Novembro de 2011,
Partido Comunista Portugês